Dívidas e despesas: vilãs do planejamento?

Dia 12/365:

A sua renda, seja ela pessoal ou familiar, lhe permite honrar todos os seus compromissos? Se a resposta é não, tá na hora de rever suas dívidas e despesas. Mas você sabe a diferença entre estas duas palavras que podem ser as vilãs do seu planejamento?

Dívida e despesa, do ponto de vista do desembolso financeiro podem ser consideradas como a mesma coisa. Mas não são. A temida palavra dívida se caracteriza pela falta de pagamento, sim o que vulgarmente chamamos de caloteiro. Mas, quem nunca atrasou um pagamento que atire a primeira pedra… Alguém por aí? Oi?

Para que fique bem claro: quando você paga o mínimo do cartão de crédito e rola o restante para outros meses, você está fazendo uma dívida (acredita em mim, esta é a pior de todas: não adie suas dívidas, pagando o mínimo das faturas, sai dessa enquanto é tempo).

O Serviço de Proteção ao Crédito divulgou na semana passada que para 40% dos consumidores, a vida financeira está ruim. Ah, não diga? Tá vendo, gente, não somos só nós! Lembrando que a população brasileira gira em torno de 200 milhões, nós estamos falando de 80  milhões de pessoas (meu Deus, isso é preocupante). A pesquisa revela ainda que o orçamento apertado e a dificuldade de pagar as contas são as principais razões para esta afirmação.

E é nesta tecla que a gente vem batendo! Orçamento apertado, gastar mais do que ganha, se endividar… Chega, você pode se libertar das suas dívidas e repensar suas despesas!

Quais são as suas despesas?

E despesa, o oque é? Despesa é o que nós gastamos! Ah tá, e não é a mesma coisa? Não! Despesa é aquilo que você gasta e paga. Ela pode ser dividida em fixas e variáveis. As fixas são aquelas que são essenciais e não podem ser cortadas do orçamento. Essas despesas são as mais importantes, como gastos com aluguel ou parcela de imóvel, condomínio, alimentação básica, gás, escola dos filhos (no caso das particulares), passagem de ônibus ou combustível, remédios de uso contínuo, dentre outras.

Já as despesas variáveis, por sua vez, podem ser dividas entre aquelas que podem ser reduzidas e as descartáveis. É aqui que o nosso rico dinheirinho se esvai… heheh Entre as que podem ser reduzidas estão os gastos com roupas, sapatos, bolsas (nãoooooo heheheh), cabeleireiro, produtos de beleza, TV por Assinatura, água, luz, telefone…

Aqui em casa, água e luz já pago o mínimo, mas, a conta do celular vinha alta. O que fiz? Uma semana antes de começar este desafio, migrei minha conta da Vivo para a Claro por conta do valor oferecido pela segunda operadora. Pasme, a redução foi de 50%.

Na sua casa você pode ainda sentar e conversar com toda a família para reduzir os custos com luz  e água, por exemplo. Assim, além de baixar o valor dos boletos, você ainda contribui com o meio ambiente *.

Agora que você já sabe a diferença entre dívida e despesa, você pode ficar mais atenta às suas próximas compras. Quando vir uma bolsa linda, um sapato maravilhoso ou aquela blusinha que custa só R$ 49,99 (custa mais, eu sei heheh),  peço que você se faça as seguintes perguntas: “Eu posso pagar?”; “Eu preciso ter?”; “Eu devo comprar?”  ou ainda “Existe uma opção mais barata?”

Esta mudança de postura diante das compras vai te ajudar. Eu tenho certeza. Eu mesma já estou fazendo isso e vem dando certo. Tá lembrada daquele espremedor de frutas, do post do dia 8/365? Encontrei um perto de casa, com uma qualidade melhor e mais barato que o mais barato do shopping.

Obrigada por estar aqui me acompanhando e que Deus NOS ajude.

*Se você acessar o site da Viva Mais Verde, você vai encontrar umas dicas bacanas para economizar água e energia na sua casa.

 

Um comentário sobre “Dívidas e despesas: vilãs do planejamento?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s