Você já ouviu falar em colchão financeiro?

Dia 21/365:

Hoje é o último encontro do curso de Reeducação Financeira. Então, amanhã é o primeiro de uma nova vida. Inicia-se um novo momento de se relacionar com dinheiro, banco, cartão de crédito, poupança, investimentos.

Os dois primeiros dias foram muito bons. Eu esperava bastante do curso, pois, conheço o professor e educador financeiro, Pedro Braggio, e sei da sua competência, mas tudo me surpreendeu: a sinceridade dos colegas, as dicas do professor, a forma de apresentar o conteúdo e até de lidar com as situações relatadas pelos alunos. Sensível e atencioso. Até para dar broncas, ele foi educado e divertido.

Educado, divertido, porém, sincero. E ouvir que a gente tá fazendo errado dói. Não dói? Mas o importante é se dispor a aprender, estar aberto a receber as informações, assimilar e colocar em prática. Como? Mudando tudinho.

Hoje, liguei pro meu banco e cancelei o título de capitalização. Depois da aula de ontem, nunca mais na vida hehehe Você pode estar pensando, nossa que radical. Sim, radical mesmo. Depois que descobri o que o banco faz e como rende o meu dinheiro, é melhor colocar na poupança e ir recheando o meu colchão financeiro, um termo que o Pedro usa para explicar uma reserva que temos que ter para imprevistos.

É fácil de entender. Você vai colocando um pouco por mês na poupança até conseguir um montante que te dê uma sobrevida de uns três meses, caso fique sem pagamento. Entendeu? Não? Eu explico melhor amanhã. Vamos falar muito sobre colchão financeiro. O meu já começou a ser recheado hoje. Uau, que alegria.

O colchão é uma reserva para emergências. Ao passo que outros investimentos como títulos públicos, CDB, RDB, devem ser para o o futuro, pensando numa aposentadoria. Estes investimentos para o futuro devem vir após o seu colchão estar bem recheadinho, bem fofinho… heheh

E outra dica boa que ouvi ontem: cuidado com o cartão de crédito. As lojas não querem que a gente compre roupas, sapatos, bolsas, maquiagem, jóias.. Elas querem vender financiamento com juros exorbitantes e que podem te enforcar… Tenha cuidado e que Deus NOS  ajude.

 

Um comentário sobre “Você já ouviu falar em colchão financeiro?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s