Eu preciso de tantos cartões?

Dia 23/365: 

“Quantos cartões de crédito você tem?”, pergunta do professor e educador financeiro, Pedro Braggio, no primeiro dia do curso de Reeducação Financeira. E eu, bem espertona, já fui respondendo que só tinha um e pensando, “estou bem nesta resposta” hehehe Ledo engano. Depois de lembrar que os cartões das lojas Renner e Marisa também vendem via crédito, comecei a ficar preocupada. Então não é um, são três!

Gente, cartões de loja são cartões de crédito, sim! Com seus limites (cada vez mais altos e perigosos), datas de vencimento e, pra piorar, oferecem a cada mês a possibilidade de parcelar o valor total da fatura. Não caia nesta cilada! O que a loja ou a financeira responsável pelo cartão querem, na verdade, é financiar mais crédito pra você, aumentar sua dívida (sim, porque você vai pagar juros, em cima de juros) e te amarrar ainda mais.

Repito: não caia na cilada de pagar o mínimo da sua fatura! Seja do cartão de crédito do banco ou  das lojas. Hoje em dia, quase todas elas oferecem cartões de crédito, normalmente vinculados a alguma bandeira Visa ou Mastercard.

Quando comecei a escrever este post, resolvi que assim que terminar de pagar as faturas pendentes, vou cancelar meus cartões destas lojas. Pois, todas elas são obrigadas a aceitar o meu cartão de crédito do banco e, assim, canalizo as compras futuras (sim, após setembro de 2018) numa única fatura.

Só por curiosidade, fui agora no Google pesquisar a expressão “cartão de crédito”. Você imagina qual foi o resultado da pesquisa? Mais de 20 milhões de links! (de queixo caído) É muita coisa! A primeira página da pesquisa era somente com links patrocinados das empresas que oferecem os famigerados pedaços de plástico que nos dão a falsa sensação de que temos dinheiro (nossa, quanto drama! heheh)

Mas, respondendo à pergunta título deste post: “Não, eu não preciso de tantos cartões”. Resposta bonita! Ainda bem eheheh E a satisfação se estampa no rosto ao lembrar e poder comemorar que as faturas de todos os cartões zeram até dezembro… Sem compras, sem fatura: matemática pura! E que Deus NOS ajude.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.