Você sabia que o escambo está na moda?

Dia 37/365:

Você sabe o que é Escambo? Sabia que ele voltou à moda? O “Obrigada, estou apenas olhando” resgatou este termo para falar sobre reeducação financeira. Sim, vamos praticar o escambo e economizar.

Escambo é um termo utilizado para designar a prática da troca de serviços ou mercadorias. É um método de pagamento caracterizado pela permuta e que substitui o uso da moeda. Esta expressão foi muito utilizada no início do século XVI, quando os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os índios e, em troca, os nativos cortavam árvores de pau-brasil e carregavam os troncos até as caravelas portuguesas.

Importante destacar que na época dos índios, esta troca não era lá muito justa… heheh Mas hoje em dia é possível, sim, fazer dar certo. Adquirir produtos e serviços sem a utilização de moedas ainda é muito utilizado em algumas partes do mundo. Mas também é uma ótima ideia para colocarmos em prática aqui e agora e adquirir produtos ou contratar serviços sem ter que pagar em dinheiro por isso. Pedro Braggio, lembrou disso durante o curso de Reeducação Financeira e é um grande defensor desta prática.

E você sabia que pode trocar também os seus talentos? Claro! Se já foi elogiada pelas suas maquiagens,  pode, quem sabe, ensinar auto-maquiagem para as suas amigas, em troca de manicure, por exemplo. Estou falando de dois talentos que não tenho. Se alguém quiser me ajudar com isso… Posso corrigir textos ou ainda ajudar seus filhos com aulas particulares de português.

E o escambo pode também resultar em troca de serviços. Por exemplo, eu administro diversas páginas no Facebook. Como não posso gastar, fiz uma parceria com o Studio T, salão de cabeleireiros da minha querida amiga Tetê e de sua filha Karen Figueiredo. Em troca de cuidados com os meus cachos, vou cuidar da fanpage do salão para elas. Legal, né?

Mais do que trocar serviços, é uma ajuda mútua, uma questão de solidariedade e é super fácil: encontre um ponto de troca entre o que você pode oferecer e aquilo que você precisa. Dá muito certo. Em tempos de crise e de desafio (um ano sem compras), essa ideia caiu como uma luva. Saímos todas satisfeitas sem colocar a mão no bolso que, cá entre nós, está bem apertado… hehehe E que Deus continue NOS inspirando com as ideias e NOS dando coragem e atitude para aproveitar todas as oportunidades! 😉

Um comentário sobre “Você sabia que o escambo está na moda?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.