6 passos para que 2018 seja maravilhoso

Dia 41/365:

Com a aproximação do fim do ano (os shoppings já começaram com os enfeites de Natal e já tem panetone no supermercado heheh) a gente precisa tomar algumas decisões para que o próximo ano seja mais fácil do que este.

Acredito que você não queira passar (como eu passei) pelos apertos deste ano. Chega, não vamos repetir erros do passado. No máximo, vamos nos permitir cometer novos erros heheh Mas para que isso tudo dê certo é preciso planejar. 2018 será o ano da independência – o meu e o seu – será o ano em que conseguiremos fazer as nossas despesas caberem em nosso orçamento. Obaaa!

2018 será o primeiro ano do resto de nossas vidas com uma reserva financeira, com investimentos e, mais do que isso, com um consumo regrado e consciente. É possível? Siiiiimmm, é claro que é possível! A atitude a gente já tomou. Agora é fazer acontecer.

Eu separei algumas dicas que podem ajudar a gente a se organizar para o próximo ano.

1) Faça um balanço de 2017.

O primeiro passo é fazer um balanço deste ano que está acabando. Avalie erros e acertos. Reveja seus extratos bancários e do cartão de crédito e visualize como você andou gastando: roupas? Supermercado? Almoços na rua? Diversão como cinema, teatro, viagens? Coloque tudo numa planilha, fazendo assim, você conseguirá enxergar o cenário todo e rever a necessidade de cada um deles.

2) Defina uma meta para dezembro de 2018.

Você tem um sonho? Algo que  quer comprar e ainda não conseguiu? Uma viagem? Trocar de carro? Fazer uma pós-graduação? Você pode ter tudo que quiser se fizer um planejamento. E definir uma meta é fundamental para você se policiar com seus gastos. Em 2013 eu fiz isso: decidi que iria aprender a dirigir e comprar um carro. E comecei a poupar. Em 2015 comprei meu carro à vista. O meu erro foi parar de poupar quando atingi o objetivo. Defina sua meta e mãos à obra. Em dezembro de 2018, vamos realizar nossos sonhos juntos.

3) Comprometa-se em guardar 100% dos seus ganhos extras.

Ontem (17/10), conversamos sobre como aumentar o faturamento. Então, se você decidiu buscar esta renda extra, faça um propósito de guardar esses ganhos numa poupança. Comece a rechear o seu colchão financeiro. Horas extras, aumento de salário ou os ganhos com novos clientes, novos jobs podem ir tudo pra poupança. Lembre-se são ganhos extras, ou seja, você estava vivendo bem sem eles até agora e pode continuar assim. Mas são seus e estarão rendendo juros até o fim do ano.

4) Viva dentro das suas possibilidades.

Em tempos midiáticos, as pessoas estão bastante preocupadas em ostentar (nas redes sociais) o que não tem e, principalmente, o que não são. Não caia nessa! Não vá na onda! Viva de acordo com seus padrões financeiros e dentro das suas reais possibilidades. Os amigos viajam ou vão pra balada todo final de semana? Você não precisa acompanhá-los só pra se manter enturmado. Dê passos conforme a sua perna alcança. Não faça uma coisa só porque todo mundo está fazendo: você corre o risco de se endividar e aí a diversão não vai ser assim tão legal. Seja sincero (a) consigo mesmo…

5) Use um aplicativo de finanças pessoais.

As lojas de aplicativos dos nossos celulares oferecem diversas opções de aplicativos de finanças pessoais. O sistema IOS tem mais de 20 opções e acredito que o Android deve ter outras tantas. Hoje estou usando o Método Pedro Braggio, que vem superando minhas expectativas. E se a gente não entra no aplicativo para atualizar, o sistema manda e-mails alertando que você está ausente… Dedo duro hehehe Está funcionando e estou conseguindo até visualizar o futuro com ele… E o futuro é promissor heheh Graça a Deus! Tanta dedicação tem que trazer resultado.

6) Tenha disciplina.

Nenhuma destas dicas vai te ajudar se você não tiver disciplina para segui-las. Você estava pensando que ia ser moleza? Sinto informar que não é! Mas, vou estar aqui acompanhando, chamando a sua atenção e te lembrando  (como o aplicativo tem feito comigo) que precisa se manter firme. Vai dar certo. Eu acredito e você?

* Dica extra: Espero que estas dicas te ajudem a se organizar. Mas se você precisa mais, o Pedro Braggio vai dar um curso de Planejamento Financeiro para 2018, no Hotel ibis Jundiaí Shopping, entre os dias 28 e 30 de novembro. Dica melhor que essa? Você não vai encontrar em nenhum lugar! Exclusiva pra você! Vou tentar participar deste curso também. Vai que… hehehe E que Deus continue NOS inspirando e nos mantendo firmes em nosso propósito. 😉

2 comentários sobre “6 passos para que 2018 seja maravilhoso

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.