6 dicas para economizar no supermercado

Dia 43/365:

Hoje, o tema do  ‘Obrigada, estou apenas olhando’ é economia doméstica! Um post para falar sobre os malabarismos que, nós, donas de casa, fazemos para encontrar os melhores preços nos supermercados. Pode parecer óbvio, mas pesquisar sobre isso me ajudou bastante. Espero que ajude você também.

Você sabia que alimentação, junto com habitação e transporte, são os itens mais caros do orçamento familiar? E no item alimentação, leia-se: restaurante, supermercado, feira, padaria, açougue, cafezinho e por aí vai… Comprou comida, entra neste item.

Quem come fora de casa todos os dias sabe que está cada vez mais caro almoçar em restaurantes né. Uma ideia é levar uma marmitinha: um arroz, salada, legumes cozidos, carne cozida ou assada (a frita fica seca e borrachuda quando vai esquentar heheh). Você economiza e, de quebra, mantém a boa forma.

1) Planeje as refeições da semana.

Planejando o que você vai comer durante a semana, fica mais fácil comprar o que realmente precisa. No mercado, a gente sempre se deixa levar pelos nossos olhos grandes que se encantam com o colorido das gôndolas e corredores. Ah, diz que é mentira?! hehehe Fazendo isso, você pode organizar um cardápio light e, além de economizar nas compras, ainda pode emagrecer uns quilinhos. Emagrecer é sempre bom né? hehe

2) Mais do que fazer uma lista, o importante é segui-la.

Será que alguém ainda faz lista de compras no papel? Acredito que sim, mas como o celular está super presente nas nossas vidas, encontrei vários aplicativos pra isso. O que mais me chamou a atenção foi o Lista Mágica que promete montar a lista de compras (pasme!) baseado em seus hábitos de consumo. Você preenche um cadastro com informações sobre o que costuma consumir e pronto! O app vai acompanhar a sua frequência de consumo alertando para evitar o abastecimento excessivo da sua despensa. Tá disponível na Apple Store e no Google Play.

3) Não tenha pressa para fazer compras.

Pressa e supermercado não combinam. Você precisa de tempo para andar pelos corredores, avaliar os itens, comparar preços e produtos, verificar prazos de validade… E, para te ajudar a comparar os preços, leve calculadora. Ah, e fuja das promoções ‘leve 3, pague 2’. Compare os produtos destas promoções com outros similares. Normalmente, os supermercados colocam estas promoções quando o produto está para vencer. Fique atenta e não compre gato por lebre.  Fuja também daquelas ofertas que vendem produtos diferentes, por exemplo, ‘compre 5 cremes dentais e ganha uma toalha’. Você precisa de 5 cremes dentais? E de toalha? Só parar para analisar que vai ver que não precisa.

4) Faça compras em dias específicos.

A maioria dos supermercados oferecem promoções em dias específicos da semana. Pesquise nos supermercados que você costuma frequentar, os dias em que frutas, legumes e verduras, por exemplo, são mais baratos. Normalmente, a feirinha acontece às quartas-feiras, e de quebra você encontra tudo fresquinho. Alguns supermercados oferecem ofertas relâmpagos, apenas fique atento se você realmente precisa comprar o que está sendo anunciado. Ah, e cuidado, aos finais de semana, com os preços de carnes e bebidas, eles podem estar mais altos por conta dos famosos churrascos entre amigos.

5) Vá ao supermercado após as refeições.

Não vá ao supermercado com fome! Se você puder, aproveite o horário após o café da manhã ou após o almoço e assim, evita, de quebra, o movimento no final da tarde. Com fome, você vai querer colocar tudo que vir pela frente dentro do carrinho. E isso não vai matar a sua fome, vai aumentar o valor da sua compra! Para evitar o famoso “mamãe, eu quero”, deixa os filhos pequenos em casa.  Mas se você não tiver com quem deixar as crianças, pode aproveitar a ida ao mercado para ensinar economia doméstica aos pequenos, com uma lista de compras específica para eles. E comece a ensinar a diferença entre querer e precisar. Pode ser um importante aprendizado para os pequenos. Este é um bom assunto para um post… Boa ideia!

6) Nos corredores, olhe para cima e para baixo.

Calma, você não vai dar uma de louca não heheh É só pra você olhar para os produtos que estão nos pontos mais altos das prateleiras e nos mais baixos. São nestes lugares que você vai encontrar as opções de produtos mais em conta. A regra dos supermercados é deixar na altura do olhar do consumidor os produtos mais caros e mais atrativos, visualmente, falando. Para chamar a sua atenção mesmo. Eles fazem de caso pensado.

A gente poderia ficar falando sobre compras no supermercado um dia inteirinho. Mas como prometi seis, estão aí! Espero que aproveitem e que Deus continue NOS inspirando e ajudando a encontrar as melhores opções  na vida. Pra tudo! 😉

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.