É possível economizar na hora da matrícula?

Dia 45/365:

Uia, faltam apenas 320 dias… O ‘Obrigada, estou apenas olhando’ está em  contagem regressiva. Já perceberam né? Neste domingo ouvi algumas mães comentando sobre os valores das escolas particulares. E que não sabiam como iam fazer com os aumentos que vêm todo início de ano. E como os pais já começaram a receber os boletos das rematrículas da escola dos filhos e, inspirada nos comentários das mães hoje pela manhã, reproduzo aqui o texto que escrevi para o Blog “Contando até Dez“, que fala com mães que têm filhos de zero a 10 anos. Este texto foi minha estreia lá. Espero que gostem.

Com a aproximação desse período, as famílias já começam a se preocupar com os valores da mensalidade e com os possíveis reajustes que chegam junto com todo início de ano. Para não ficar de cabelos em pé, comece a pesquisar já. A gente sabe que o valor da mensalidade é o que mais pesa no bolso, mas, mamãe, lembre-se de pesquisar outros aspectos que também podem trazer economia para o fim do mês.

Avalie o modelo pedagógico. Hoje em dia isso vai influenciar bastante em como seu filho será orientado: há escolas tradicionais, bilíngues, religiosas, construtivistas, focadas em preparar para o vestibular e aquelas que oferecem uma vasta opção de atividades extracurriculares, como empreendedorismo e robótica. Lembre-se que cada diferencial vai encarecendo o valor da mensalidade. Aqui, devemos abrir um parêntese para lembrá-la, mamãe, de procurar uma escola que esteja alinhada com os valores cultivados na família. Pergunte-se: “que tipo de pessoa eu quero que meu filho seja” e paute a sua busca por aí.

Use a internet a seu favor e pesquise. Todas as instituições estão nas redes sociais, mas os pais e alunos também. Então, quando acessar uma destas páginas (lembre-se que todas as escolas têm um departamento de marketing e os discursos estão bem parecidos), leia também os comentários, avalie o que as pessoas estão falando sobre as escolas e se estão satisfeitas. Verifique se a prática está condizendo com a realidade divulgada.

Outro ponto a considerar é a distância da escola da sua casa e do trabalho, assim, você vai facilitar a logística, caso for buscar seus filhos todos os dias. Se ficar no caminho para o trabalho será o melhor dos mundos. Avaliar a distância da escola pode ajudar também se você for contratar uma Van Escolar, quanto mais perto, menor será o valor da mensalidade.

Quando chegar na hora de negociar, peça desconto. Se tiver mais de um filho, peça, com certeza! Não espere a escola oferecer (pois eu acho que ela não vai). Não tenha vergonha, afinal, todos estão vivendo a situação do país com economia instável, juros altos, salários achatados, desemprego e por aí vai… Fique atenta também aos períodos de inscrição para bolsas de estudo: estas avaliações oferecem descontos que podem chegar a 90% do valor da mensalidade. Já imaginou?

Lembre-se que uma boa conversa com a direção da escola é sempre o melhor caminho a seguir, pois, além das mensalidades, todo início de ano vem com outros gastos como material escolar, uniforme, sem contar IPVA e IPTU que também vão ter que ser computados no seu orçamento familiar. Início de ano não é fácil, mas para algumas famílias, o resto do ano também não.

Então, espero que planejar gastos e receitas comecem a fazer parte da vida de cada um e que Deus continue NOS inspirando e NOS ajudando a encarar os desafios e superá-los. Que Deus permita que um dia nossos filhos tenham acesso a melhor educação possível e que não precisemos pagar mais por isso! 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s