Você joga dinheiro fora?

Dia 47/365:

O “Obrigada, estou apenas olhando” vem falando sobre como economizar desde o primeiro post. Estamos todos os dias (ou melhor, noites) batendo nas mesmas teclas: economizar e poupar.

Hoje peguei carona para ir almoçar heheh Eu sou muito cara de pau hehehe E quando o diretor me indagou o motivo de pegar carona (pois eu poderia ir com o meu carro e depois do restaurante poderia ir embora pra casa) respondi: vou com vocês para não pagar estacionamento! Simples assim. Ele riu, se lembrou do meu desafio e comentou: ‘tá certa, então vamos!’

A ideia é essa: se você tem hábitos que geram gastos desnecessários está jogando dinheiro fora. Vou listar algumas atitudes que podem estar comprometendo a sua saúde financeira.

1) Passear à toa pelo shopping… heheh  (Este riso é de nervoso, falo com conhecimento de causa!) Eu fazia muito isso e a probabilidade de você gastar com coisas que não precisa é muito grande.  Evite tentações. Vá passear num parque, onde não sofrerá os apelos consumistas.

2) Comprar títulos de capitalização: isso já falamos aqui. Título de capitalização é o pior tipo de investimento. Se você tiver um dinheiro para guardar deixe na poupança.

3) Usar o cheque especial: o limite do cheque especial não é um dinheiro seu! E, como não é seu, não use! Os juros são muito altos e, no final, você vai perder dinheiro.

4) Pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito: outro erro crucial. É como se você estivesse rasgando dinheiro heheh Não transforme suas faturas em verdadeiras bolas de neve. Renegocie sua dívida, caso não tenha dinheiro para pagar a fatura integral. O cartão de crédito é um dos maiores vilões do endividamento. E não estou falando só do banco não. Os cartões que as lojas de departamento lhe oferecem também são de crédito e podem ser uma cilada.

5) Acreditar que pode ganhar dinheiro fácil: não existe milagre. Esquemas como pirâmides é um risco desnecessário, além de ser ilegal. Cuidado, você pode estar comprando gato por lebre (nossa, esse ditado é das antigas heheh).

6) Ter um plano de celular inadequado: é importante que você avalie a sua conta e os seus gastos com o telefone celular. Assim, se você tem um plano de 500 minutos, mas usa apenas uma média de 200 minutos por mês, você está pagando por um serviço que não está utilizando, pior, você está dando dinheiro para a operadora. Verifique se na sua operadora é possível adequar o seu plano, seja com os minutos de ligações ou a franquia de internet.

7) Se deixar levar pelas liquidações: muita gente acha que está fazendo uma boa coisa indo às compras em épocas de liquidação, mas fique atento. Muitas lojas reajustam os preços pouco antes das liquidações e aí já viu né…

Podemos não estar rasgando dinheiro, literalmente, mas, fique atento, um pouquinho aqui, outro pouquinho ali  e, no final, você deixou escapar uma grana que poderia estar guardando.

Cometemos tantos erros ao longo da vida… Eu mesma já cometi vários destes listados aí. O importante é aprender e incorporar este aprendizado. Que Deus continue NOS inspirando e nos impedindo de errar. 😉

2 comentários sobre “Você joga dinheiro fora?

  1. Djanira Rosseto disse:

    Cintia, lembrei que no próximo dia 24 de novembro é Black Friday. Aqui as principais promoções são de final de verão e fim de dezembro e janeiro. Diferente daí, o desconto chega à 70%. Nesse período, eu vou as compras ou, melhor dizendo, compro roupas para a baby. 😊

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia disse:

      Sobre estas liquidações, não sei como é aí na Alemanha, mas aqui no Brasil é uma furada! As empresas reajustam os preços antes e quando anunciam a liquidação o preço acaba voltando para o valor que estava antes. Então, tome muito cuidado. Já vai analisando os preços do que vc quer comprar, pra depois conferir se baixou mesmo! 😘Dja, querida!

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s