Compre sempre à vista!

Dia 60/365:

O ‘Obrigada, estou apenas olhando’ segue em êxtase. Continuo encantada e agradecida com a repercussão das entrevistas que concedi para três veículos de comunicação de Jundiaí (TV Educativa, Siga Jundiaí e Rádio Cidade). Mas chega de falar de mim, vamos falar sobre as nossas economias, as nossas finanças e tudo que continuo aprendendo com a reeducação financeira e que tenho o maior prazer em dividir com vocês.

O título deste post já dá a dica sobre o que vamos falar. Com a aproximação das promoções da Black Friday, ou no bom português, Sexta-feira Negra, os meus esforços em orientação precisam ser redobrados hehehe Não ceda à tentação! Cuidado com as compras a prazo e as infinitas 10, 12 parcelas no cartão de crédito.

Mas antes de falarmos dela, deixa eu explicar a origem deste termo, que foi criado nos Estados Unidos para impulsionar as vendas anuais que acontecem na sexta-feira, após o feriado de Ação de Graças. Este feriado é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro.  A ideia já foi adotada em outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. Este ano, a Black Friday será dia 24 de novembro.

E as lojas já começaram o bombardeio de promoções. E do lado de cá, eu alerto novamente: calma, não ceda à tentação! Mas, se para você é impossível não participar, pois, você já planejou, separou a grana e já está pesquisando sobre os seus sonhos de consumo, vá em frente. Sem medo de ser feliz. Apenas insisto para ter cuidado com os parcelamentos. Compre à vista ou no máximo jogue para o vencimento do cartão, ou seja, em apenas uma vez. Lembre-se, estamos no fim do ano e tenho certeza de que você não vai querer entrar com dívidas em 2018, já com as anuais IPTU, IPVA e material escolar  acenando pra você, não é?

O primeiro mandamento do consumidor consciente deveria ser: ‘Não comprarás a prazo!” Sim, meus amigos, não devemos parcelar nossas compras. Endividamento pessoal, crediários sem fim e as compras a prazo acabam com a nossa condição: minam relacionamentos, destroem casamentos e você ainda corre o risco de viver para trabalhar e pagar contas.

Já escrevi aqui que 75% da população brasileira está endividada. Somos, por natureza um povo que vive pendurado, na corda bamba: gastamos mais do que ganhamos, poupamos pouco, investimentos menos ainda. Com essa inversão de valores, trabalhar – que deveria ser um prazer, pois, você está fazendo aquilo que gosta –  se torna um fardo.

Além de todos os juros que você paga e que estão embutidos nos valores dos produtos, existe também a atitude de alguns comerciantes inescrupulosos que se aproveitam da boa fé do povo. Portanto, se você já decidiu que vai comprar no dia 24 de novembro, comece a pesquisar os produtos agora. Vá acompanhando a evolução dos preços, principalmente, se você for comprar numa loja física. Se a compra for pela internet, redobre os cuidados. Faça prints das telas, caso precise usar como prova.

Muitas lojas aumentam os preços dos produtos antes da Black Friday e, quando chega o grande dia, baixam o valor, que acaba voltando para o preço anterior. Entendeu a sacanagem? Pois é, eu já vi isso acontecer em uma loja de calçados, como não poderia deixar de ser né heheh Não seja enganado. Não pague juros. Programe-se para o próximo ano: poupe de maio a outubro, por exemplo, e compre à vista em novembro.

Outro risco das compras a prazo é o sentimento de superioridade que ela provoca, fazendo com que você imagine que tem um enorme poder de compra e aí você corre o risco de perder as rédeas da sua vida financeira. Então, para sua felicidade e de sua família, incorpore um 11º mandamento à sua vida: “Não comprarás a prazo”. hehehe

Ainda bem que nunca fui de esperar estas promoções. Nunca me liguei nisso, então, uma preocupação a menos para mim nestes 365 dias sem compras. Espero que você consiga se segurar ou comprar parcelado o menos possível.

Se você não quer quebrar o cartão de crédito como o repórter fez comigo naquela entrevista, esconda ele! Tire da carteira, ande somente com o de débito… Não tenha medo de tomar atitudes que podem mudar sua vida e tenho certeza de que Deus vai continuar NOS ajudando a resistir às tentações e nos inspirando, a cada dia, a sermos mais persistentes e determinados em nossas decisões. Seja feliz com as suas.: por você, pela sua família! 😉

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.