Consumidor consciente sabe responder estas 6 perguntas

Dia 88/365:

Consumir com consciência. A questão nem é avaliar se é fácil ou difícil, mas concluir que é necessário. Quando nos conscientizarmos dessa necessidade, aí a coisa flui. E o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ foi buscar a ajuda do Instituto Akatu para te orientar a responder as perguntas e se tornar um consumidor consciente.

1) POR QUE COMPRAR?
Consumir conscientemente começa com a análise da real necessidade de tal produto ou do serviço que se vai consumir. Avalie se precisa realmente comprar aquilo ou se está sendo manipulado pela  mídia, pela vitrine da loja ou pelo bombardeio de informação que recebemos todos os dias via SMS, e-mail, TV ou redes sociais.

2) O QUE COMPRAR?
Compre exatamente o que precisa. Você já saiu de casa para comprar algo que precisava, seja numa loja de roupas ou mesmo no supermercado e voltou com sacolas extras nas mãos? Comigo já aconteceu. Quem nunca, não é mesmo? Mas o importante é saber disso agora e não deixar que ocorra novamente.

3) COMO COMPRAR?
Decidiu pela compra, já avaliou que precisa realmente, é hora de pensar em como vai pagar. À vista, peça desconto. Se a compra for feita parcelada, esteja seguro se poderá pagar as prestações em dia, para evitar pagar juros e correção monetária, cobrados por dias de atraso. Quem lembra da caderneta no mercado? O dono da vendinha ou do mercado anotava num caderno as suas compras e ia debitando conforme você levava lá um pouquinho por semana ou por mês… Bons tempos estes, onde a confiança entre as pessoas era primordial…

4) DE QUEM COMPRAR
Você já investigou produtos e serviços na internet? Hoje, temos uma infinidade de formas de avaliar o que as empresas fazem e como fazem. Normalmente,  se não conheço a empresa, busco informações nas avaliações do Facebook ou no Reclame Aqui. Se a empresa tem o produto divulgado nas redes sociais, separo um tempinho para ler os comentários: são ótimas fontes de informação. Você pode descobrir, por exemplo, empresas que utilizam mão de obra escrava ou infantil ou ainda empresas que maltratam animais em testes.

5) COMO USAR
Cuide bem dos produtos que você compra para que eles tenham vida longa. Assim você evita novas compras em curto espaço de tempo. Lembra quando as roupas passavam de um irmão pro outro, entre primos. Isso só acontecia porque nossas mães cuidavam bem das nossas roupas.

6) COMO DESCARTAR
Se uma roupa não lhe serve mais pode servir para outra pessoa. Antes de descartar, jogar fora, faça um exercício e procure ver a possibilidade de doar aquela peça. Você pode também vendê-la num brechó. Assim como móveis e eletrodomésticos que podem ser consertados ou caixas e outras embalagens podem ser ganhar novas utilidades. Lembro que minha mãe não jogava nada fora. Ela dizia: “não vamos jogar não, um dia pode servir para alguma outra coisa” heheh Sábias palavras.

Ah, aprendemos todos os dias, né? Espero que vocês tenham aprendido um pouco mais hoje. Como eu venho aprendendo num curso sobre Facebook na Epicentro Digital. E, apesar de já saber lidar (bem pouco, pelo que percebi) com esta ferramenta, venho aprendendo muito. E quem tem a ganhar? Além de mim? Meus clientes e a página do nosso blog.

Mas além do aprendizado facilitado pelo Renato Xavier, estou aprendendo também com as coleguinhas. Cada uma com uma bagagem diferente: somos quatro alunas e uma enorme diversidade. Este post é uma homenagem a este curso que termina amanhã: um ambiente em que estamos aprendendo mais e melhor sobre escolhas, aproveitar as oportunidades, mas, acima de tudo, sobre respeito às diferenças. Cada uma do seu jeito, aprendendo na sua velocidade… Este é o segredo das relações: enxergar no outro o que podemos aprender e aproveitar…

Que Deus possa continuar NOS ajudando, NOS orientando e NOS inspirando. Que possamos cada vez mais aproveitar TODAS as boas oportunidades. 😉

 

Links: Instituto Akatu / Obrigada, estou apenas olhando / Epicentro Digital

6 comentários sobre “Consumidor consciente sabe responder estas 6 perguntas

  1. Renato Xavier disse:

    Cíntia que artigo incrível, obrigado por compartilhar tanto e por ser uma pessoa aberta ao aprendizado! Tenho certeza que seus conteúdos já estão impactando positivamente a vida de muitos! E é apenas o começo. Você está sendo uma ótima aluna, sempre muito preocupada em aplicar os conhecimento. O curso está acabando, mas tenho certeza que levaremos muitas histórias adiante.

    Curtido por 1 pessoa

  2. agirlssimplelife disse:

    Quem nunca voltou com sacolas extras? Sempre! 😂😂😂
    Lembro da tradição de passar roupa pros mais novos, saudade de ganhar roupas kkkk
    Eu também pesquiso as lojas online através e comentários, na cai uma vez em uma, sorte que consegui o dinheiro de volta.
    Está difícil comprar só o necessário, quando os olhos batem em algo que gosto, misericórdia kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.