O que fazer para limpar seu nome?

Dia 89/365:

Hoje a dica é de utilidade pública. Se o seu nome está no registro de proteção ao crédito, o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ vai te ajudar a sair dessa. E fique tranquilo, você não é o único. A inadimplência, infelizmente, é um mal comum na sociedade brasileira.

O aumento da demanda e na concessão de crédito, aliada à falta de educação financeira do povo brasileiro, transforma este cenário em preocupante: hoje 75% da população brasileira está endividada (conforme já alertamos em setembro deste ano).  Sem contar que o brasileiro, de um modo geral, não sabe como administrar suas finanças com sabedoria e planejamento a médio e longo prazos.

Mas como estamos entrando num período crítico para o bolso das pessoas, a ideia é alertar àqueles que estão negativados a não serem pegos de surpresa e nem sentirem humilhados na hora da compra.  O nome negativado pode te impedir de abrir conta em banco, pedir talão de cheques (caso já tenha a conta) ou solicitar cartão de crédito. Importante lembrar também que quando você for comprar com cheque em alguma loja e o seu nome estiver negativado, quando o vendedor fizer a consulta vai acusar. Então, melhor resolver esta situação que emperra não só a sua vida financeira, mas também pode te impedir de assumir um cargo em concurso público, por exemplo.

Como limpar seu nome:

3 órgãos de proteção ao crédito que fornecem informações do tipo cadastro de restrição: além do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito); existem outros órgãos que prestam serviços a diversas empresas e também têm o poder de colocar seu nome no cadastro de inadimplentes: CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central); SERASA Experian.  Para sair da lista de inadimplentes:

1) Ao receber uma notificação, verifique qual empresa te mandou o comunicado que lhe informa sobre a pendência. Caso não tenha o nome da empresa, entre em contato com o Posto de Atendimento do Serviço de Proteção ao Crédito, leve seu RG e CPF. Normalmente estes serviços são prestados pelas Associações Comerciais. Em Jundiaí, ela atende na Rua Rangel Pestana, 533, no Centro da Cidade;

2) Com o demonstrativo de todas as dívidas, procure a empresa para tentar uma negociação. Faça perguntas do tipo: ‘Qual será o desconto, em percentual, sobre a dívida total?’; ‘Se pagar à vista, posso ter um desconto maior?’; ‘Se parcelar, quais serão os juros?’; ‘Depois de pagar, em quanto tempo terei minha situação regularizada no Serasa?’. Após a negociação, solicite um documento de quitação, por escrito, com os valores dos débitos, juros e o acordo realizado entre você e a empresa.

3) Se o seu problema for com cheques sem fundo, procure a agência bancária, quite o valor do cheque devido. Se não se lembrar quem você pagou com o cheque que voltou, peça uma cópia microfilmada no banco.

4) Após acertar usas contas com a empresa, ela mesma retira o seu nome da lista de inadimplentes.

Se durante as negociações você ficar com alguma dúvida, não decida na hora. Peça uma cópia da proposta e um tempo para avaliar. Leve pra casa e converse com a família. Avalie se a quitação desta dívida não vai impactar o dia a dia da sua família. Faça uma contraproposta, peça descontos para pagar à vista e boa sorte.

Vai dar certo. E pense bem antes de fazer uma nova compra que pode te complicar lá na frente. Parcele suas próximas compras em último caso e durma tranquilo, como o meu cãozinho, o Harry Potter (esse aí da foto). Você vai conseguir, Deus não NOS desampara… 😉

 

 

Um comentário sobre “O que fazer para limpar seu nome?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s