Mora sozinho? Planeje-se!

Dia 93/365:

Planejamento é a palavra de ordem do ‘Obrigada, estou apenas olhando’. E também é a palavra-chave para todos aqueles que querem ter uma vida financeira equilibrada e sem sustos.

Mas, se você mora sozinho, a expressão ‘planejamento’ é fundamental e você já sabe disso, mesmo que não coloque em prática. Afinal, as despesas são suas e não tem ninguém para te ajudar, dividindo os gastos com a casa, por exemplo.

E já que o orçamento da casa só depende dos seus ganhos, faça uma planilha financeira e registre todos os seus gastos com as despesas da casa, compras, transporte… Use a planilha diariamente para acompanhar o saldo e não se esqueça de separar uma porcentagem para sua reserva financeira para emergências: o nosso colchão financeiro, tá lembrado?

Duas dicas curingas para aqueles que já moram sozinho ou aqueles que estão pensando em morar sozinho:

1 – Reavalie sua rotina diária: muitas vezes, as pessoas que moram sozinhas ficam tão focadas nas despesas do dia a dia e nem se dão conta que é possível diminuir os gastos. Reavalie sua rotina e tenho certeza de que você vai conseguir economizar e guardar dinheiro. Lembro que em julho, comecei esse processo: mudei de operadora de telefone fixo e móvel. Nunca tive TV por assinatura e, com a nova operadora, pude contratar internet, telefone fixo, móvel e TV pelo mesmo valor que pagava antes.

2 – Programe as contas para não esquecer: colocar as contas no débito automático é uma maneira prática de não perder os prazos de pagamentos das despesas fixas. Você também pode anotar as datas de vencimento das contas de água, luz, telefone, condomínio, aluguel na sua planilha de gastos: uma forma extra de não esquecer os pagamentos.

Para o colchão financeiro, vá reservando um valor mensalmente e guarde. Morando sozinho os imprevistos tomam uma proporção maior. O imprevisto que tive com meu carro, em agosto, e que motivou todo esse desafio, é a prova de que a gente tem que ter uma reserva. A minha tá aumentando, mês a mês e estou muuuuuito feliz!

Aprender a cozinha, fazer faxina na casa, lavar e passar roupas é fundamental para economizar. Assim você deixa de pedir comida no delivery e o seu cantinho fica arrumado e limpo. Se você tem uma máquina de lavar, não esqueça de separar as roupas brancas, das coloridas. Se a roupa for mais delicada, procure uma lavanderia. Vale mais pagar uma boa lavandeira para cuidar das roupas mais finas e delicadas do que ficar sem elas.

E, por último, avalie o bairro onde mora. Responda a perguntas como: ‘sua casa é longe do trabalho ou da faculdade?’, ‘o aluguel ficou muito caro nos últimos tempos?’ Se a resposta for sim, pense se não está na hora de procurar uma casa ou apartamento em outro bairro. Morar perto do trabalho ou da faculdade vai fazer você economizar no transporte, por exemplo.

Estas dicas vem da experiência própria. E, se vem dando certo pra mim, vai dar pra você também. Andrea, querida, este texto é pra você! Obrigada por todo apoio e amizade. E seja feliz. Transforme o novo apartamento no seu Lar Doce Lar. Torço muito por você, como sei que você torce por mim. E que Deus continue NOS abençoando e NOS protegendo sempre… 😉

2 comentários sobre “Mora sozinho? Planeje-se!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.