Não gastar, economizar e poupar

Dia 94/365:

Muta gente quando vê expressões como estas ‘não gastar, economizar e poupar’, acredita que é tudo a mesma coisa. Na na ni na não! E o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ vai te explicar a diferença.

Para não gastar, você não deve usar dinheiro para comprar algum produto, contratar um serviço ou simplesmente pagar por alguma coisa. Não gastar é não dispor do dinheiro.

Para economizar, você deve pagar menos do que previa gastar. Pedir desconto é uma boa forma de economizar na hora da compra. Ou então, comprar menos do que imaginava. Por exemplo, você vai no supermercado e ao invés de comprar a mesma quantidade de produtos, compra menos, economizando duas vezes, no bolso e em casa, fazendo render os produtos.

Para poupar, basta separar um valor da sua renda e guardar.

Em termos práticos

E para que você entenda melhor essa relação, vamos aproveitar o meu desafio para explicar o a diferença entre estas três expressões e acabar de vez com as dúvidas. Como estou neste desafio de ficar um ano sem comprar bolsas, roupas e sapatos e afins heheh Não estou gastando.

Outro dia pedi desconto num curso presencial para aprender os macetes do Facebook. Como consegui o desconto, economizei, pagando menos do que deveria para participar do curso.

Quando recebo meu salário a primeira coisa que faço é separar o valor que será poupado naquele mês. Empenhada que estou em rechear o meu colchão financeiro, eu estou poupando.

É assim, meus queridos, a gente vai aprendendo, enxergando as diferenças. Muitas vezes, parece que uma luz se acende, uma venda é tirada da frente de nossos olhos e passamos a enxergar as coisas com mais clareza.

E isso vale para tudo na vida. Até para atitudes que você acreditava que eram corretas e depois descobre o quanto estava equivocada. Eu mudei e muito nestes últimos meses. E peço a Deus continue NOS transformando, NOS moldando, NOS inspirando, NOS abençoando e NOS descortinando as dúvidas e mostrando o verdadeiro caminho… 😉

 

4 comentários sobre “Não gastar, economizar e poupar

  1. Analice Silva disse:

    Estou simplesmente amando esse blog. Você não tem ideia de como nos inspira! Acredito que Deus colocou você na minha vida pra caminharmos juntas nesse objetivo. Não sei se você já falou aqui no blog sobre minimalismo, se não, deixo como sugestão um post a respeito. O minimalismo tem me ajudado muito mesmo em todas as áreas da minha vida, principalmente na financeira. Obrigada pela generosidade em compartilhar conosco sua caminhada e seu conhecimento. Amo quando você deixa mais acessível aqui no “nosso” blog as reportagens que saí na mídia sobre economia, fica super fácil entender ( aliás você é uma excelente jornalista). Você está em minhas orações e tenho certeza que esse blog faz parte dos sonhos de Deus. Um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia disse:

      Ana, fazer chorar não vale! Fiquei muito tocada com suas palavras e vc não tem ideia do quanto encheu meu coração de alegria! Que Deus abençoe sua caminhada assim como está abençoando a minha! Vamos juntas, querida! Vamos conseguir, eu tenho certeza. Falei sobre minimalismo indiretamente no post do dia 78/365. Foi sobre Lowsumerism. Ah, posso te convidar para curtir minha página no facebook? facebook.com/obrigadaestouapenasolhando bjs querida e muuuito obrigada! 😘🙏🏻❤️

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.