Dia 95/365:
Alerta geral! Imagina aquela musiquinha do Plantão Globo: o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ informa que 59,9 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, ou seja, perderam o direito ao crédito por conta de suas dívidas e da inadimplência. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
A pesquisa aponta ainda que a faixa etária com maior quantidade de negativados é entre 30 e 39 anos e a região Sudeste concentra o maior número de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores: dos 59,9 milhões, 24,24 milhões estão entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Quando o seu nome fica negativado por alguma conta em atraso, o seu CPF fica restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. Vamos olhar pelo lado bom: se for comprar, opte pelas compras à vista e peça desconto. Isso é ponto pacífico entre nós, não é mesmo?
Mas não dá pra brincar com uma situação destas e já te ensinamos quais passos deve seguir para tirar o seu nome dos registros de devedores, no post do dia 5 de dezembro, semana passada. Aproveite o 13º salário e antes de comprar presentes, resolva sua situação e entre em 2018 sem dívidas. Clique aqui e releia o post sobre “Como fazer para limpar o seu nome”.
Infelizmente, não é só a pessoa que não pode comprar que perde. A economia como um todo perde. Estamos vivendo um processo de recuperação da economia, a passos lentos, sim, mas as expectativas para 2018 são bastante positivas. Apesar de lenta, a recuperação é gradual, isso é uma boa notícia. Com a retomada, as empresas voltam a contratar, diminui a taxa de desemprego e o consumidor retoma o seu poder de compra. Mas negativado, pouco poderá fazer. Então, novamente, batendo na tecla: aproveite o 13º para resolver suas pendências e planeje 2018 para que você não entre nestas barcas furadas das compras a prazo, cartões de crédito, cheque especial: lembre-se, o dinheiro do cartão de crédito e do cheque especial não são seus e os bancos cobram muito bem para que você possa dispor desse dinheiro.
Um dado animador do estudo divulgado pelo SPC Brasil é que desde o início de 2016, a quantidade de dívidas em atraso vem desacelerando. Isso significa dizer que o consumidor inadimplente está começando a quitar as dívidas em atraso. Isso é muito bom! No entanto, os bancos seguem como os maiores credores do total de dívidas em atraso no país, concentrando 49% do total. Comércio (19%), Comunicação (14%), Água e Luz (9%) são as outras pendências do consumidor brasileiro.
Apesar dos números serem altos, eles estão estáveis, segundo o SPC Brasil. Ainda bem, né gente? E você como está a sua situação? Espero que você não faça parte dessa massa que está endividada. Mas se estiver, a gente vai se ajudando e logo, logo, você estará livre dessa. Coloque a palavra planejamento na sua vida a partir de 2018. E, enquanto isso, eu sigo daqui pedindo a Deus que continue NOS inspirando, NOS orientando em toda as nossas escolhas… 😉
Tomara que tenha mais empregos em 2018. Já mandei vários currículos mas ninguém me chamou para entrevista 😞
CurtirCurtir
Vai conseguir querida. As coisas estão melhorando, não só a economia, mas a confiança do consumidor e do investidor. O Brasil caminha para entrar nos eixos. 2018 vai ser o seu ano de voltar a trabalhar! Pode esperar! Boa sorte. bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Voltar não, primeiro emprego kkkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah esqueci que vc é novinha heheheh 😘
CurtirCurtido por 1 pessoa