5 dicas para evitar o desperdício no Natal

Dia 102/365:

Você conhece a expressão ‘GLUTONARIA’? Outro dia ouvi esta expressão quando participei do programa da Rádio Ide. Imaginava que teria a ver com comer demais, mas fui pesquisar hoje por conta da aproximação das festas de fim de ano.

Glutonaria é uma palavra que traduz a tendência humana de se alimentar em demasia, em excesso. O Glutão é a pessoa que come demais. O erro está em ultrapassar o limite da saciedade. E porque pensei nisso? Por conta do quanto as pessoas comem nas festas de fim de ano. Nas redes sociais, já começaram os memes (aquelas piadinhas com fotos engraçadas) comparando pessoas e animais em fotos antes e depois das festas: a diferença em quilos é gritante… heheeh

Se você tem uma religião, saiba que a Glutonaria é pecado. A gula é o desejo insaciável por comida e bebida. E está intimamente ligada ao egoísmo humano, de querer adquirir mais e mais. Não se contentando com o que já tem, é uma forma de cobiça. Tá percebendo a relação com o consumo consciente?

Pois é, não adianta você dizer que consome conscientemente porque não compra produtos supérfluos, mas se empanturra de comida. Quando a gente pensa em comemorar sempre tem comida e bebida. O erro está em comprar ou cozinhar mais comida que o necessário.

Com estas dicas simples, é possível evitar jogar fora os alimentos que serão consumidos nas ceias de Natal e Ano Novo.

1. Planejar é preciso: faça uma lista de quantas pessoas participarão da festa e estime o quanto de comida será necessário para alimentar a todos. E para não arcar com todas as despesas, divida as tarefas e alimentos: cada um que participar leva um prato doce, salgado, bebidas, defina para cada um, assim não corre o risco de ter alimentos repetidos e nem em demasia.

2. Deixe os convidados se servirem: desta forma, cada um pega a quantidade que está acostumado a comer e o desperdício é menor.

3. Na hora de conservar os alimentos: tome alguns cuidados para que as sobras não estraguem. Espere a comida esfriar para guardar na geladeira e armazene os alimentos em pequenas porções, assim ficará mais fácil consumi-las depois.

4. Reaproveite os alimentos: vegetais, sobras de carne, frango ou peru podem servir de ingredientes para uma sopa e os pães que sobrarem podem ser torrados e consumidos como farinha para empanar carnes e peixes.

5. Leve as sobras para casa: se a Ceia foi na sua casa, não fique com todas as sobras. Divida com os convidados. Cada um leva um pouquinho: faça marmitinhas e divida o que sobrou. Lembre-se, o espírito natalino pede compartilhamento. Está aí uma ótima oportunidade.

Acredito que estamos no caminho certo para viver um Natal melhor: comprando menos ou somente o necessário, nos alimentando com o suficiente e, o principal, compartilhando tudo o que temos. Este é o espírito! Que Deus se agrade do nosso Natal: troque presentes, faça festa, reúna os amigos, a família… Mas não se esqueça do aniversariante. É Ele que NOS protege e NOS orienta todos os dias. Deixe que Ele fique em evidência no dia 25. 😉

 

2 comentários sobre “5 dicas para evitar o desperdício no Natal

  1. Luciana Cristófaro disse:

    Querida Cintia!
    Lindas e preciosas dicas! Em nossa Canal sempre abordamos o reaproveitamento dos alimentos, damos dicas de como fazer “meia” receita e incentivamos nossos seguidores a não terem medo de fazer o próprio alimento.
    Eu confesso que não conhecia o termo glutonaria. Fiquei impressionada! Como ele é atual! E precisamos falar dele sim, ainda mais nessa época.
    Um brinde a sua iniciativa! Um brinde à alimentação consciente (em qualidade e quantidade) um brinde à vida e ótimo Natal para todos!!!
    Beijoooo

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia disse:

      Ah que demais! Obrigada querida pelo depoimento tão simpático. Fiquei muito feliz com suas palavras. E que bom que cada vez mais as pessoas estão promovendo e incentivando o consumo consciente. Bjs e obrigada Feliz Natal pra vc tb!

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s