Todo dia pode ser dia de Natal…

Dia 107/365:

Amigo Secreto, Ceia de Natal, família reunida, presentes, celebrações nas igrejas… A tradição do Natal compreende tudo isso… Mas o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ vai propor uma nova tradição que você já pode fazer a partir deste ano.

A ideia vem hoje, na véspera da véspera de Natal (existe esta expressão? véspera da véspera hehehe) pra dar tempo de você se organizar. Eu sei que independente da Ceia de Natal ser na sua casa ou não, todo mundo está na correria. Mas que tal incluir no seu dia uma forma de ajudar as pessoas?

A solidariedade é um valor que faz parte do espírito natalino. E pensando nisso, uma pessoa me vem à mente, a Ciça Capobianco. Sim, ela é uma pessoa que deixa aflorar este sentimento e coloca em prática.  O que ela faz pode te ajudar a ser uma pessoa melhor neste Natal. Acompanhe as cinco lições para viver o verdadeiro espírito de Natal que aprendi com a Ciça:

1) Empatia: pratique a capacidade de colocar-se no lugar do outro. A empatia é que vai fazer você se doar…

2) Desapegue em 3, 2, 1: na semana entre o Natal e o Ano Novo, muitas pessoas estão de folga no  trabalho. É a época ideal para você fazer uma limpa no seu guarda-roupas. Veja o que pode doar não somente em roupas, bolsas e sapatos, mas qualquer item que você tenha dentro da sua casa e não use mais… O que não serve mais pra você pode ajudar outras pessoas. Garanto que a Ciça pode encontrar alguém ou alguma família para receber o que você tem aí na sua casa e não usa mais…

3) Seja positivo:  a gente sabe que a vida não está fácil pra ninguém. Seja positivo e solidário, reclamar não adianta e não vai mudar nada. Só vai conseguir frustrar quem estiver perto de você. Participe das comemorações, brinque com as crianças, ouça as histórias da sua avó… Doe-se mais neste Natal…

4) Elogie: aproveite que está chegando na casa de alguém para a Ceia e elogie: fortaleça a autoestima das pessoas, deixe-as seguras do seu afeto. Sinta-se feliz pelas pequenas coisas…

5) Todo dia é dia de Natal: pratique estes sentimentos todos os dias e não só na época de Natal. Leve estes valores para a sua vida e faça o bem, sem olhar a quem. Já ouviu esta expressão né? Então, mãos à obra.

O maior sentimento do Natal é a solidariedade. Jesus abriu mão de sua forma divina, veio ao mundo como homem, sofreu e morreu para NOS salvar. Esta é a maior lição do Natal: a doação, a solidariedade, a compaixão…

A Ciça, me ensinou cada um destes pontos e acredito que ela nem saiba disso (agora já sabe e vocês também). Na foto, com sua filha e ao lado da minha mãe e do Harry, ela é isso: sorriso, amor e doação àqueles que precisam, valores que ela deixa de legado para sua filha Giovanna. Neste dia da foto (em 2013) eu precisei dela para conseguir visitar minha mãe e ela foi. Se um dia você precisar de ajuda que possa encontrar uma Ciça pra te socorrer… Hoje ela está com o pé imobilizado, mas garanto que dando um jeitinho de fazer algo por alguém.

Este texto é pra homenageá-la neste Natal, por tudo que fez por mim, por tudo que fez e faz pelos outros… Que Deus possa continuar NOS abençoando e NOS inspirando a sermos pessoas cada vez melhores. 😉

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.