Gastou demais no Natal? E agora?

Dia 109/365:

Última semana do ano e nós vamos começar a pensar em 2018. E o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ vai junto com você nesta avaliação. Mas vamos começar de trás para frente. Sim, sim e você já deve estar imaginando por quê, né?

Isso mesmo, nós vamos começar com as compras do Natal heheheh Tava com medo né? Como você se comportou neste Natal? Comprou no crédito e parcelou até julho de 2018? Empolgou e comprou pra você também? Gastou mais com você do que com os outros? Deixou tudo para última hora e teve que pagar mais caro, pois, não dava tempo de pesquisar? Gastou além do que você poderia? Não fez listinha e nem definiu um valor limite para os presentes?

Percebeu que eu só listei atitudes que podem minar a sua saúde financeira? Se você respondeu sim a uma destas perguntas, você corre um sério risco de entrar em 2018 com dívidas.

O seu planejamento está correndo um sério risco. E como começar 2018 sem dívidas diante do estrago do Natal de 2017? Se você gastou além da conta, o jeito agora é remediar e planejar o pagamento das dívidas. Organize-se e vá pagando os débitos, lembrando que agora no início do ano além do cartão de crédito, você terá IPVA e IPTU (estes últimos são aqueles nossos velhos amigos de guerra, estão conosco sempre na mesma época, nem dá pra dizer, ‘esqueci dos impostos’) hehehe

Agora, a dica é estabelecer prioridades. Avalie as que tem maiores taxas de juros: estas são as que você deverá pagar em dia! Cartão de crédito (você sabe né): é grande vilão das finanças.  Não pague apenas o valor mínimo, senão a dívida vai crescer ainda mais e você perde o controle de vez.

Se não sobrar para pagar IPTU e IPVA à vista e aproveitar os descontos oferecidos, melhor parcelar. Assim, você não fica inadimplente.

Vai dar tudo certo. Tenho certeza de que você não gastou muito. Se você está nos acompanhando, você não gastou mesmo! Você conseguiu fazer tudo direitinho e vai entrar em 2018 com dinheiro no bolso e no banco, não é? Que Deus continue NOS orientando e NOS protegendo em todas as nossas melhores escolhas. 😉

9 comentários sobre “Gastou demais no Natal? E agora?

  1. Analice Silva disse:

    Oi Cíntia querida, excelente reflexão, como sempre! Esse ano de 2018 vou entrar sem dívidas e ainda com um dinheirinho guardado. Como tive tive receitas além do pagamento (décimo terceiro e férias) planejei minuciosamente : fazendo lista, anotando cada despesa, comprando só o que era necessário e pesquisando muito antes de comprar cada produto. Aprendi também a me reinventar: na formatura do meu filho, usei vestido e sapatos que já tinha e fiz minha própria maquiagem e cabelo. No Natal também combinei um look com roupas que já possuía e na virada do ano vou fazer a mesma coisa. Claro que fiquei louca pra comprar roupas (as vitrines das lojas brilhavam pra mim kkkk) e não foi fácil, mas me lembrava dos seus posts e seguia firme e forte 👊🏽 hehehe. Nas ceias combinei com a família de fazermos um cardápio simples e sem exageros, nada de desperdícios. E com isso enxuguei bastante o orçamento.
    E estou muito feliz com cada centavo economizado, pois graças a essa economia consegui reservar dinheiro para as despesas de janeiro (IPVA, DPVAT, matrícula…) e pagar tudo a vista, uhuuuuuu!
    Mas confesso que tenho muito medo de perder o controle financeiro no decorrer do ano, por isso preciso de você hehehe pra caminharmos juntas nesse objetivo.
    Que Deus NOS abençoe dando sabedoria, discernimento, auto controle, saúde, alegrias, sonhos realizados, paz na mente e no coração.
    Muito obrigada por tudo! Mais uma vez repito que esse blog faz parte dos sonhos de Deus.

    Curtido por 1 pessoa

    • Analice Silva disse:

      Ah, esqueci de comentar que consegui economizar agora em dezembro com as dicas aqui do seu blog ( inclusive a simplicidade da ceia desse ano que envolveu toda a família). Obrigada!

      Curtido por 1 pessoa

      • Cíntia disse:

        Olha só que notícia boa! Fico muito feliz! Que bom que as dicas estão ajudando. Eu também fui passar o natal com familiares e cada um levou um prato e não pesou pra ninguém. Bjs querida e continue por aqui! 🙏🏻❤️

        Curtir

    • Cíntia disse:

      Uia que maravilha, querida! Fico muito feliz com seu progresso. Vou propor esta semana o desafio das 52 semanas, pra começarmos bem o ano! Vamos conseguir sim e conte comigo! Obrigada por acompanhar! Já te perguntei e não sei se vc viu, mas, vc já curtiu a página do face? (Facebook.com/obrigadaestouapenasolhando). Curte lá, compartilhe com seus amigos. Vamos envolver cada vez mais pessoas! Ah até usei um dos depoimentos seus como post heheh obrigada 😘

      Curtir

  2. Analice Silva disse:

    Fiquei feliz que você usou o meu depoimento como post (que honra). Não tenho Facebook, Instagram… mas compartilho seu blog através do whatsapp. Todo mundo próximo a mim já te conhece e admira a sua iniciativa. Obrigada pelo carinho.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.