Divida 2018 em quatro blocos, você já vai entender…

Dia 111/365:

Última semana do ano e o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ está a todo vapor planejando 2018. A ideia, como brinquei com as meninas pelo Facebook, é ficar RYCAAAAA (no melhor estilo Carolina Ferraz) hehehe E, para planejar 2018 direitinho, vamos dividir o ano em quatro blocos de gastos.

Vamos planejar por trimestre, com as datas importantes e compromissos financeiros. Dividindo desta forma vai ficar mais fácil para planejar. Mesmo quem não tem muita afinidade com matemática e planilhas vai se dar bem com este planejamento.

Chega de fazer promessas e não conseguir cumprir por que tá com as finanças bagunçadas. Chega de dizer ‘não consigo’,  ‘não dá’, ‘não deu’, ‘vou deixar para o próximo ano’. Chega! Tá na hora de mudarmos nossos hábitos para nos educarmos financeiramente.

Antes de qualquer coisa, é importante você saber exatamente qual o seu padrão de vida. Assim, se ganha R$ 1.000, não pense e, pior, não aja como uma pessoa que ganha R$ 5 mil. Vamos nos adequar ao nosso padrão de finanças e se você planejar, tenho certeza de que vai conseguir fazer tudinho que tiver vontade, porque vai saber o momento certo de fazer e realizar cada sonho e desejo.

A gente já sabe que organização financeira é quase sinônimo de contas em dia. Então vamos começar anotando os gastos que você já sabe que terá em 2018: e vá incluindo as tarefas extras, suas promessas, as contas a pagar e os seus desejos. Pare, pense e coloque tudo no papel (eu preciso botar no papel primeiro, não tenho muita intimidade com o Excel), mas se você for um expert em computador, pode fazer direto lá.

2018 vai ficar assim:

Janeiro, fevereiro e março: os primeiros meses do ano, além das festas, férias e do carnaval (parte boa), são conhecidos como o trimestre dos Is (IPTU, IPVA), sem contar matrícula e material escolar. Já planeje estas contas: veja a placa do seu carro e a data de vencimento do IPVA e já coloque na planilha. Pense nas férias com as crianças, passeios extras com os pequenos. Vai brincar o Carnaval? Viajar? Coloque tudo na planilha.

Abril, maio e junho: nesta época, a gente já se acostumou com o ano novo, mas 1º de abril tem Páscoa (mais gastos). Lembre-se que abril também é o mês do Imposto de Renda (se você tiver restituição, já pode programar também para o 3º trimestre a chegada de uma graninha extra). O trimestre ainda tem Dia das Mães, mais uma data com gastos: presente para a mãe, sogra, esposa…

Julho, agosto e setembro: julho é mês de férias escolares, período em que as viagens e os passeios ficam bem mais caros. Cuidado. Uma boa dica é procurar os sites de compras coletivas e planejar com antecedência, assim você consegue parcelar, dentro do seu orçamento ou fazer uma poupança desde o início do ano para chegar em julho com uma reserva só para as férias da criançada. E, a partir de agosto comece a planejar o presente para o Dia das Crianças e Natal.

Outubro, novembro e dezembro: este é um trimestre bem legal, de muitos gastos, mas também tem o 13º salário para dar aquela força nas finanças. Se você se planejou direitinho, vai chegar no fim do ano tranquilo e sem preocupações. Daí pode aproveitar e reservar o 13º para as despesas do primeiro trimestre de 2019. Uau… Como o tempo passa! Vivemos um ano inteiro em 10 minutos de texto hahaha. Entre os gastos, temos Dia das Crianças, Natal, Festas de Fim de Ano e, novamente, as férias escolares.

Espero que este planejamento facilite a sua vida. Amanhã vou montar o meu. Diante de tudo isso que aprendemos juntos hoje, tenho certeza de que planejar 2018 será muito fácil. Acredito no nosso potencial. Vamos juntos, galera. 2018 vai ser demais, com a graça de Deus 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.