Feliz “despertar do ano novo” pra todos!

Dia 115/365:

Estamos a poucas horas de começar um novo ano. Você já escolheu a roupa, a cor da lingerie (lamento dizer, mas isso não muda absolutamente nada hehehe). Mas você sabe qual o significado desta data? Um amigo me fez essa pergunta e disse nunca ter lido em lugar algum sobre isso. Então, Leandro, aproveite a aula de história hehehe

Réveillon é um substantivo masculino com origem no idioma francês usado para descrever uma festa de passagem de ano. Etimologicamente falando, a palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa “acordar” ou “reanimar”. Assim, o réveillon pode ser traduzido para o português como o despertar do novo ano.

Vocês sabiam que há mais de 4 mil anos, já se comemorava o início de um novo ciclo no calendário? Mas, naquela época, em vez de um “ano” novo, as pessoas contavam a passagem do tempo pelas estações do ano.

O primeiro povo a celebrar a festa de passagem teria sido o da Mesopotâmia. Dependentes da agricultura, eles comemoravam o fim do inverno e o início da primavera, período em que poderiam novamente plantar e colher. A Mesopotâmia, palavra do grego antigo que significa terra entre dois rios, caracterizava a região entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, essa região corresponde aos países Iraque e Kuwait, Síria e Turquia. Além dos mesopotâmicos, persas, fenícios, assírios e gregos, desde tempos remotos, também realizavam as suas celebrações de passagem de ano.

E, por isso, o ritual dos mesopotâmicos não acontecia entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, mas sim entre os dias 22 e 23 de março, início da primavera no Hemisfério Norte.  A data, como naquela época, continua representando esperança no novo e início de um novo ciclo de prosperidade com as plantações.

Foi somente com a introdução de um novo calendário no Ocidente, em 1582 – o calendário gregoriano, adotado pelo papa Gregório 13 no lugar do calendário juliano – que o novo ano começou a ser comemorado no dia 1º de janeiro.

O Réveillon e as religiões

O termo Réveillon foi usado pela primeira vez no século 17, na França, para representar as festas da nobreza que duravam a noite toda.  No século 19, essas festas foram adotadas pela nobreza de outros lugares do mundo que eram influenciados pela cultura francesa. Inclusive a do Brasil, embora por aqui, a mistura religiosa fez com que o brasileiro incluísse outros rituais e costumes às comemorações, como por exemplo vestir branco e ir para a praia, em referência à religião de matriz africana ou afro-brasileira.

Você sabia que o hábito de vestir branco nesta data, o que para alguns é uma superstição e uma promoção pela paz, mas, que na origem é para reverenciar as cores do orixá Oxalá? Eu conhecia o ritual, claro, que inclusive tem grande receptividade junto a todos os públicos, independente da religião, mas não sabia que o branco era uma referência a Oxalá. Vivendo e aprendendo.

Por outro lado, nesta noite, igrejas evangélicas se reúnem para celebrar a passagem do ano com um Culto Especial seguido de uma Ceia, onde partilham e compartilham além da comida, orações e esperanças.

Que esta noite seja de alegria e fartura entre todos os povos, independente da religião. Que todos possam comemorar a esperança de dias melhores e lembrem-se de agradecer a Deus, de acordo com sua crença, por tudo que passamos este ano. O futuro vai começar daqui a pouco, vamos nos alegrar em Deus. Que em 2018, Ele continue NOS abençoando e NOS protegendo e NOS livrando de todo o mal. 😉

Bibliografia: BBC Brasil, Brasil Escola, Revista Superinteressante, Significados, Origem da Palavra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.