Sonhos, metas e planos: como distinguir?

Dia 137/365:

Ainda estamos falando de sonhos. Quem não os tem? Até o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ tem sonhos. Mas por enquanto estamos definindo as metas, traçando os planos… E você, sabe a diferença entre estas três expressões?

Pelo dicionário, sonho é anseio; vontade permanente, viva e constante. Ou seja, não há limites para um sonho. Ele pode ser um desejo, uma vontade, uma ideia ou até um ideal.  Mas como transita no campo da imaginação, você só vai transformá-lo em realidade, se tirar essa ideia de lá…  E como transformá-lo em algo real e palpável? Estabelecendo uma data para que ele possa acontecer.

A partir do momento que você escolhe uma data, o seu sonho começa a se materializar e você tem uma META. As metas é que vão nortear as suas ações, fazendo com que você defina o caminho para chegar onde quer. No dicionário, meta aparece como ‘um objetivo “almejado” que pode ser mensurado e claramente definido’.

Saber estabelecer metas é uma das maiores dificuldades das pessoas.  Você sabia que 80% da população mundial vive de esperança, ou seja, esperam que algo diferente aconteça: seus negócios se realizem, que a promoção chegue, que reduzam o peso, que o aumento de salário aconteça, que consiga se casar…

Agora, olhe para as pessoas que você considera bem sucedidas: a sorte sorriu para elas? Foi mágica que as levou ao sucesso? Porque alguns conseguem atingir seus objetivos e outros não? Porque têm um PLANO, ou seja, colocaram no papel e o seguem, metodicamente.

Sim, tem que começar a agir. Apenas colocar uma data e ter clareza do que realmente você deseja ainda não é suficiente para que seus objetivos sejam alcançados e seus sonhos se transformem em realidade. Trace um plano detalhado, com o passo a passo, incluindo tudo o que for necessário para que sua meta seja alcançada e seu sonho, assim, realizado.

Imagino que você possa estar pensando, como é que vou conseguir montar o planejamento? Fique tranquilo, não é tão difícil quanto muita gente acredita. E temos toda a nossa capacidade cerebral a nosso favor.

Sente-se, pegue o papel ou, se preferir, o computador e defina seu alvo:
1 – Defina uma meta específica. O que você quer?
2 – Estabeleça um prazo. Quando você quer?
3 – Saiba o que e como fazer. Como alcançar o que você quer?

E já expliquei aqui que a meta que você traçar, tem que ser alcançada por você, independente de outras pessoas. É sua responsabilidade. Mas lembre-se de incluir outras pessoas no resultado.

Vamos imaginar que você namora e o seu sonho é fazer um casamento temático numa praia paradisíaca.  Me lembrei da Jessica Toffani agora, não sei se ela vai casar assim, mas o post de amanhã vai trazer o passo a passo para quem está planejando se casar.

Te ajudando a responder às perguntas acima, supondo que o seu sonho é casar:

1 – Quero casar numa praia paradisíaca.

2 – Casamento está marcado para fevereiro de 2019.

3 – Liste tudo que você precisa para se casar: definir a praia; verificar os custos; contratar ou não buffet ou cerimonialista; parcelar os pagamentos até lá ou fazer uma poupança e contratar tudo à vista? E por aí vai…

Amanhã, vamos falar do casamento dos seus sonhos… Vamos falar em construir sonhos. Acompanha aí porque eu sei  que tem muita gente que sonha em se casar…  E que Deus abençoe todos os NOSSOS sonhos, ajudando-NOS a transformá-los na mais pura e linda realidade! 😉

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.