Educação Financeira será obrigatória a partir de 2019

Dia 143/365:

Hoje, o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ está feliz da vida com a boa notícia que recebeu e que vai impactar as crianças e adolescentes do ensino fundamental, a partir de 2019: Educação Financeira passa a ser obrigatória e deverá ser abordada em diversas disciplinas, como História, Matemática (claro!) e Ciências da Natureza.

O Banco Central participou do processo de elaboração do documento que começa a valer a partir do próximo ano letivo e que consta na Base Nacional Comum Curricular, já homologada. A gente sempre ouve falar do Banco Central quando o assunto é inflação, não é mesmo? E você está correta, o Banco Central (BC) é responsável pelo controle da inflação no país e atua para regular a quantidade de moeda na economia que permita a estabilidade de preços. Suas atividades também incluem a preocupação com a estabilidade financeira.

E por conta desta preocupação, o BC participou ativamente da elaboração do documento que vai permitir que crianças tenham acesso à educação financeira, assim, os alunos poderão se transformar em agentes multiplicadores deste aprendizado, ao mesmo tempo em que serão preparados para o futuro. O acesso às informações vai melhorar a compreensão dos conceitos e produtos financeiros. A gestão das finanças precisa levar em conta as oportunidades e os riscos para que se façam escolhas embasadas.

É exatamente isso que a gente fala todo dia: gerir as finanças, saber quanto ganha e como gasta é fundamental para que as pessoas possam fazer as melhores escolhas de compras, de estilo de vida, de gastos.

A Base Nacional Comum Curricular é uma diretriz para a formação da grade curricular das escolas de todo o país. A partir do ensino da matéria, os alunos vão aprender conceitos básicos de economia e finanças. Mas outras disciplinas também vão abordar o assunto: em História, por exemplo, as crianças e adolescentes vão entender, a partir do estudo do dinheiro e sua função na sociedade, a relação entre o dinheiro e o tempo, impostos e o consumo em diferentes momentos históricos.

Muitas escolas particulares já oferecem educação financeira para seus alunos. Agora, na rede pública, o ensino sobre finanças será um divisor de águas. Espero que seja uma boa notícia para os papais que hoje sofrem com a situação financeira da família. Que todos possam aprender com esta oportunidade. Parabéns a todos os envolvidos… Que Deus continue inspirando estas pessoas para o bem de todos nós! 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.