45% dos brasileiros não controlam suas finanças. De que lado você está?

Dia 144/365:

O ‘Obrigada, estou apenas olhando’ teve acesso a nova pesquisa desenvolvida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) que constatou que 45% dos brasileiros não controlam as próprias finanças. De que lado você está?

Com o ‘Obrigada’, estamos do lado certo: o outro! Fazemos parte da maioria de 55% dos brasileiros que sabem o quanto ganham e, principalmente, como gastam o seu dinheiro. Destes que fazem controle, 28% fazem a partir de um caderno de anotações; 18% planilha em Excel, e apenas 9% em aplicativos no celular.

Aproveite a tecnologia do aplicativos. Uma ferramenta pode contribuir e muito com o nosso bolso. São os aplicativos criados especificamente para ajudar na saúde financeira. O do Pedro Braggio foi desenvolvido pelo próprio educador e traz anos de experiência no trato com as finanças de seus clientes. 

E diante destes números, tive uma ideia: apresentar o ‘Obrigada’ para esse povo, principalmente, para 31% dos consumidores que são inseguros para lidar com o dinheiro ou então para os outros 34% que não cuidam das finanças por pura indisciplina. Ah, esses últimos deveriam ficar de castigo hehehe Se fosse o tempo da minha mãe, só um olhar já resolveria tudo heheh

Mas o que me assusta são os 45% dos brasileiros que preferem parcelar a juntar dinheiro para comprar à vista. Na semana passada levei meu carro para a revisão. O descuido da empresa que fez a revisão dos 30 mil km, não me alertou para alguns possíveis problemas com vela e bico (nem sabia que meu carro tinha bico heheh). Conclusão: ficou caro o reparo atrasado. Mas Amém, ainda bem que consegui resolver antes de afetar outros problemas e aumentar ainda mais as despesas.

Eles me deram a opção de parcelar o valor em 4x. Mas preferi pagar à vista e tive 10% de desconto. Pois é, amigos. Aproveitei a reserva financeira e paguei à vista. Ah, lembrando que toda vez que a gente usa a reserva financeira, tem que repor viu.

Sabe o que é mais triste de acessar estas informações do SPC Brasil? É que o brasileiro sabe o que precisa fazer: planejar as despesas da casa, organizar o orçamento de acordo com a receita disponível e não exagerar nas compras impulsivas… Mas não consegue colocar em prática. Triste né? E ainda tem gente que não anota os gastos numa planilha, caderno, aplicativo de celular, por confiar na memória. Eu não me lembro o que tomei no café da manhã… Imagina…

Outro erro que me incomoda é que a maioria dos brasileiros que consegue poupar o faz com o que sobra da sua renda mensal. Tá errado e todos sabemos, não é mesmo? Para poupar, você deve reservar uma parte da sua renda mensal, como se fosse o valor para pagar uma conta. Tem que se comprometer com isso. Tem que ser fiel e perseverante.

Fazendo desta forma, sempre estaremos no lado positivo das estatísticas. Do lado correto, gerindo nosso dinheiro com sabedoria. Como Deus nos ensinou: andar no caminho reto, distinguindo o certo do errado e fazendo o bem. Ajude as pessoas, compartilhe essa ideia e que Deus continue NOS abençoando e NOS protegendo e mostrando os melhores caminhos para todas as nossas decisões. 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s