Fuja do empréstimo consignado: 5 armadilhas

Dia 148/365:

Fácil, rápido e mais barato, ele pode até quebrar um galho, mas mesmo diante de alguns atrativos, hoje, o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ precisa alertar sobre empréstimo consignado e suas armadilhas. Vamos apresentar 5 delas aqui.

Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual, todo mês, as parcelas da dívida são debitadas diretamente do seu salário ou benefício do INSS. Assim, você não terá a opção de não pagar a dívida ou atrasá-la. Esta modalidade é interessante para as financeiras e bancos que têm a garantia de que vão receber e, por isso, conseguem cobrar juros menores, pois, o risco de inadimplência é mínimo ou praticamente zero.

Quem pode contratar um crédito consignado? Trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e pensionistas ou aposentados do INSS são os únicos que têm essa chance.  Aposentados e pensionistas são os mais vulneráveis… Tadinhos!

Para fugir dos empréstimos, como o título deste post sugere, ou melhor, alerta, é preciso manter a suas finanças em dia. Para aqueles que precisam resolver algum problema, o crédito consignado por ser mais vantajoso, por conta dos juros menores. No entanto, as pessoas que contraem esta espécie de empréstimo, precisam conscientizar-se que, pelo tempo da dívida, terão que aprender a conviver com um salário menor.

Vamos analisar algumas armadilhas que o crédito consignado pode oferecer. São muitas, mas vou listar aqui 5 delas. E, apenas com estas você já vai conseguir pensar bem antes de tomar a decisão de procurar um banco ou uma financeira…

1) Longas dívidas: ao contratar um empréstimo consignado, você pode pagar em até 72 meses, ou seja, você terá 6 longos anos para pagar a sua dívida.  Isso cria a falsa impressão de que será fácil liquidar o compromisso. Os juros, mais o tempo da dívida, você poderá chegar a pagar um valor até 3 vezes maior do que pediu emprestado. É pra fugir correndo!

2) Seu salário ficará menor: já falamos sobre isso lá em cima. Mas com o crédito consignado e o débito das parcelas da dívida debitadas diretamente na sua folha de pagamento, seu salário ficará menor. Pelas regras do crédito, você só poderá comprometer até 35% do total que recebe. Aí vamos para termos práticos: imagine um salário de R$ 1.000,00, a prestação poderá ser de até R$ 350,00. Você conseguiria passar os próximos 6 anos com apenas 650,00?

3) Fique atenta ao contrato que está assinando: é dever das instituições financeiras informar, antes da contratação, o valor total do empréstimo, as taxas mensal e anual de juros a ser aplicadas, os acréscimos que serão cobrados, além do valor, quantidade e periodicidade de cada prestação. Ah, guarde sempre uma cópia do contrato!

4) Você pode se arrepender! Caso o empréstimo tenha sido feito por telefone, dá para cancelar o contrato. O Serviço de Proteção ao Consumidor orienta que você tem sete dias para se arrepender. Se isso acontecer, entre em contato com a instituição financeira e formalize o cancelamento. Se você pegou o empréstimo pessoalmente mas não assinou nenhum papel, também pode entrar com o pedido, alegando a falta da documentação correta.

5) Cuidado com agentes que abordam nas ruas: na hora do empréstimo, procure sempre um banco ou uma financeira e verifique se são conveniados ao INSS. Nunca feche negócio por telefone ou na rua! Você já deve ter cruzado na rua com agentes que abordam as pessoas e oferecem o crédito, tentando convencê-las de que é bom pegar o dinheiro mesmo que não precise agora. Atenção para não cair nesse golpe! Se você não está precisando não contrate um empréstimo. Não se deixe seduzir pela lábia destas pessoas!

Diante de tantas armadilhas, muita atenção se precisar contratar um empréstimo consignado. Mas vou ficar aqui torcendo para que a partir de agora, diante de tudo que estamos aprendendo juntos, você não precise contratar nenhuma forma de empréstimo, nem usar cheque especial ou cartão de crédito. E que Deus continue NOS ajudando, abençoando e NOS alertando para as armadilhas do mundo… 😉

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s