Como organizar documentos e contas

Dia 159/365:

O ‘Obrigada, estou apenas olhando’ já leu muita coisa sobre pagar juros e multas de contas de água, luz, telefone, entre outras, por pagar com atraso. Sai dessa agora. Podem ser poucos reais cada conta, mas soma tudo isso por um ano e você vai ver quanto dinheiro foi jogado no lixo.

Para resolver este problema fui pesquisar sobre organização de documentos e contas. Quanta papelada a gente guarda sem necessidade: só tomam espaço e juntam poeira.

Diante disso, vamos levar a sustentabilidade para nossas vidas neste quesito também. Reúna toda a papelada que deseja organizar: procure em gavetas, armários, pastas, caixas e junte tudo. Separe o papéis em três pilhas: o que é pra reciclar, o que é pra guardar e o que é pra resolver.

Na pilha de reciclar, coloque tudo que pode ser descartado: não esqueça de rasgar os documentos antes de separar para o lixo. Na pilha de guardar, vão todos os documentos que precisam ser arquivados: contas pagas, contratos, escrituras, notas fiscais… E na pilha do que for pra resolver, como as contas a pagar, por exemplo, utilize uma caixa ou pasta organizadora e separe por data de vencimento. Deixe este material em um local visível para não perder a hora de pagar estes boletos. Débito automático também pode resolver esta situação fácil, fácil.

Tudo que for arquivado precisa ser separado por categoria. Se você organizar por ordem alfabética, vai ficar mais fácil de encontrá-las caso precise encontrá-las por algum motivo. Assim, separe como água, banco, carro, casa e assim por diante.

Você sabe por quanto tempo precisa guardar os documentos ou contas pagas? Esta eu também não sabia e fui pesquisar.

Guarde por 1 ano: apólices de seguro de vida, saúde, veículo, residência, entre outros. Exames de saúde geralmente tem validade de 6 meses a 1 ano.

Guarde por  5 anos: tributos: IPTU, IPVA, Imposto de Renda; contas de água, luz, telefone e gás; aluguel; condomínio; comprovante de mensalidade escolar; comprovante de pagamento de cartão de crédito; comprovantes eleitorais, recibos de assistência médica, recibos de pagamentos a profissionais liberais;

Guarde para sempre:  documentos pessoais, certidões, passaportes, escrituras, carnês do INSS, holerites ou contracheques, testamento;

Comecei hoje e vou terminar a minha organização amanhã. Espero que estas dicas facilitem a vida de vocês. Sabe quando você fica com a sensação de que descobriu a América heheh Eu estou assim. Vai ficar tudo arrumadinho e organizado.

Já utilizo uma caixa para as contas a pagar. Elas vão chegando e vou colocando tudo lá. E, como todas vencem no mesmo dia (15), vou até a caixa, separo as que vieram pelo correio, baixo as que vem por e-mail e pago tudinho antes do vencimento: é a melhor coisa! Sem juros! Há muito tempo que não pago juros das contas. Depois que adaptei o vencimento delas à data do meu pagamento, o mundo fez mais sentido heheh

E, se você paga suas contas pela internet, imprima ou salve uma cópia do comprovante de quitação da  conta. Lembre-se, a ordem é facilitar a vida, não juntar papéis desnecessários e não pagar juros e multas de contas. Mais um aprendizado! Vamos em frente, estamos no caminho certo. Que Deus continue nos abençoando e nos protegendo de todo o mal (inclusive dos juros e multas heheh) 😉

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s