E quando você descobre que está no vermelho?

Dia 175/365:

Hoje estava pensando nisso…Quando descobri que estava numa situação complicada, financeiramente, falando, fiquei desesperada. E foi aí que o ‘Obrigada, estou apenas olhando’, entrou em cena…

Lembro-me que a pessoa que estava comigo (quando o funileiro falou o valor do conserto do carro) disse que fiquei branca. A cor sumiu do meu rosto de pavor e por não saber de onde tiraria o dinheiro. Não tinha reserva financeira, não tinha poupança, não tinha nenhum centavo guardado.

Não estava no vermelho, mas também não estava no azul. Não tinha dívidas também (e nem as quero). E também não quero sentir o que uma pessoa que está no vermelho passa. Mas por que será que ela chegou nesta situação?

Um dos sintomas de pessoas que estão no vermelho são as contas para pagar mais altas do que o dinheiro a receber. E para chegar neste estágio, os motivos são os mais diversos: perda do controle, compulsividade, não saber dizer não, ter um padrão de vida que não condiz com a sua realidade. Pode ser qualquer coisa… O que não pode é continuar nesta situação.

Como sair?
1. Coloque no papel seus ganhos e despesas. Este é o ponto de partida para você conhecer sua situação financeira real. Com base nisso, é possível equilibrar suas contas e entrar no azul.

2. Seja moderado com o gasto supérfluo: se quiser fique #UmAnoSemCompras ou escolha gastar com aquilo que é importante para você, pesquise preços, pechinche, busque produtos similares e mais baratos, compre à vista, peça desconto.

3. Controle suas emoções. Tem gente que tá feliz, compra! Tá triste, compra! Tá nervoso, compra! Controle os apelos e impulsos de consumo.

Pense positivo, tudo vai se resolver. Agora é perseverar e sair dessa! Logo, logo, vamos rir de todo esse desespero. Com Deus, meus amigo, tudo é possível, aliás, ele é o Senhor dos Impossíveis: Ele resolve, pode acreditar! 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.