Tem mudanças no Imposto de Renda deste ano

Dia 177/365:

Ah, hoje o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ vai falar de uma coisa séria e necessária: a Declaração do Imposto de Renda. E este ano tem mudanças, como por exemplo, a necessidade de informar o número de CPF de todos os dependentes a partir de 8 anos.

O programa gerador já pode ser baixado no site da Receita. Você também pode prestar contas por meio de aplicativos em tablets e smartphones. O prazo termina dia 30 de abril. Faça já para não perder a data limite. Pois, se você não fizer ou entregá-la fora do prazo, vai pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74.

Quem deve declarar? Se você recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017, você precisa fazer a declaração. Este é o mesmo valor da declaração do IR do ano passado. Mas, este ano teve mudança. Acompanhe:

CPF de dependentes
Se for declarar dependentes de 8 anos de idade ou mais, deverá ser informado o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A regra mudou. Até 2017, a idade era a partir de 12 anos. Fique atento, pois a partir de 2019, será necessário informar o CPF de TODOS os dependentes, não importando a idade.  Ou seja, se você tem dependentes, menores de 8 anos, já providencie o CPF deles, pois a partir do próximo ano, vai precisar.

Mais informações e detalhes
Este ano, a declaração traz novos campos e o contribuinte poderá preencher com informações complementares a alguns bens. Para imóveis, por exemplo, será possível informar a área e data de aquisição do imóvel; para contas correntes, haverá campos para informar o CNPJ da instituição financeira etc. Estas mudanças ainda não são obrigatórias.  Mas já sabe, né, acredito que está sendo um ensaio para a de 2019. Prepare-se. É bom pra ir treinando…

Novo programa
O programa Meu Imposto de Renda está disponível desde o dia 1º de março. Ele vem em substituição ao m-IRPF, a retificadora on-line e o rascunho. Por motivos de segurança, antes de começar o preenchimento da declaração pelo app, o usuário deve criar uma palavra-chave, necessária se ele continuar o preenchimento em um equipamento diferente. As outras opções para preenchimento e envio da declaração são o e-CAC, no site da Receita, e o programa para computadores.

Cálculo do imposto
Mais uma novidade, o campo “Alíquota efetiva (%)”. Neste campo, o contribuinte deverá informar a alíquota utilizada no cálculo da apuração do imposto. Visite o site da Receita Federal e confira a fórmula para o cálculo.

Impressão do Darf
Com o Programa Gerador da Declaração (PGD) será possível, pela internet, acessar e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive as que estão atrasadas. O documento será corrigido e acrescido de juros equivalentes à taxa Selic e, se for pago após o prazo, incluirá também a multa correspondente.

Então, gente, eu falei que era sério. Não deixe de pagar, tem multa! Honre seus compromissos. Apesar da gente estar bem de saco cheio de tantos impostos que pagamos, não é deixando de pagar que vamos protestar. Aproveite que este ano tem eleição e faça seu protesto nas urnas.

E falando em eleições, que Deus NOS abençoe em outubro para que consigamos fazer as melhores escolhas para o futuro do nosso país. Fique atento, pesquise sobre o seu candidato: não seja enganado, não venda o seu voto, ele tem muito valor. E normalmente, o candidato que quer te comprar é, justamente, aquele que não merece o seu voto.

Que Deus NOS proteja sempre, nos inspirando para que possamos aproveitar sempre as melhores oportunidades da vida com sabedoria, amor e paz no coração. Que sejamos felizes! 😉

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s