É possível reduzir as despesas?

Dia 226/365:

Chega o fim de semana a gente tem mais tempo pra pensar, né? E hoje o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ vai falar sobre despesas. Sabe quais são elas? Sabe a diferença entre fixas e variáveis? Então, vamos aproveitar o fim de semana para entender, avaliar a situação da sua casa e começar a colocar em prática já na segunda-feira, ou agora mesmo se quiser.

A principal diferença entre as despesas fixas e variáveis é a sua periodicidade. As fixas, como o próprio nome já diz, vêm, religiosamente, todo mês. Mas não tem um valor fixo, algumas despesas têm valor que pode variar de acordo com o consumo, como por exemplo, água, luz, telefone. Mas se você e a sua família consumirem com consciência, vão conseguir ficar nos valores mínimos de consumo. Aqui entra também os custos com aluguel, condomínio, transporte, supermercado.

Embora não possam ser evitadas, as despesas fixas podem ter seu valor reduzido. Já as variáveis podem ser evitadas, reduzidas ou até eliminadas (como no meu caso). Estas são os gastos com compra de roupas, sapatos, produtos de beleza, as idas ao salão de cabeleireiro. Se você precisa poupar, uma boa dica é reduzir ou até eliminar os gastos com as despesas variáveis.

Lembra que mudando de operadora de celular consegui reduzir o valor mensal em 50%? Pois é. Consumir conscientemente energia elétrica e água em casa fará com que você reduza os valores mensais (aquelas dicas básicas e que todo mundo conhece: apagar as luzes dos cômodos que não estão sendo usados, tomar banhos mais curtos, escovar os dentes com a torneira fechada e por aí vai… ).

Então antes que a falta de dinheiro aperte e te force a cortar despesas, faça isso porque você, conscientemente, quer fazer isso. Vai ser importante pra você, para as despesas da casa, para a sua família, que vai aprender sobre desperdício e, principalmente, para o meio ambiente, que agradece imensamente.

E no supermercado, é possível? Sim! Antes de ir ao supermercado, elabore uma lista de tudo o que você precisa. Desta forma, evitará gastos desnecessários. Fique atento à disposição dos produtos nas prateleiras: supérfluos e itens mais caros estão, normalmente, sempre ao alcance do seu olhar. Lembre-se de que as pessoas têm maior tendência a comprar supérfluos quando vão ao supermercado com fome. Se conseguir faça suas compras após as refeições e em horários alternativos, como no meio da manhã, da tarde, ou após às 20h.

Aluguel e condomínio – Procure não comprometer mais do que 1/3 de seu orçamento com o aluguel e condomínio. Pague sempre em dias essas despesas, evitando juros e multas. Participe regularmente das assembleias de condomínio para saber todos os valores que você está pagando. Lembre-se de usufruir de todos os benefícios que o seu condomínio oferece, afinal, você está pagando! Ah, impostos como IPVA, IPTU e outros devem ser considerados na elaboração de seu orçamento.

Hoje me lembrei desse assunto porque estava arrumando as contas da casa: apenas guardando a documentação paga do mês. E é tão engraçado, ainda acho que alguma coisa está faltando quando olho para a ausência de boletos. E está né? Os das lojas que, graças a Deus, estou livre heheh Esta sensação é muito boa.

Algumas amigas entraram no desafio de um ano sem compras e estou acompanhando o que elas chamam de ‘dor e sofrimento’. Logo passa, meninas, e tenham a certeza de que vão me agradecer heheheh Vai ser bom para vocês, para a família e para suas finanças. Que Deus continue NOS inspirando por caminhos que NOS levem para vivermos o melhor que Ele tem pra nós. Vai dar certo: TUDO vai dar certo! Disponha-se a ouvir a voz de Deus e deixe Ele agir na sua vida! Não tem como dar errado. 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s