Se aprovado hoje, novo Cadastro Positivo vai democratizar acesso ao crédito

Dia 243/365:

Um histórico de todos os pagamentos que nós fazemos. Esta é a proposta do Cadastro Positivo, cujas novas regras, se aprovadas hoje, na Câmara dos Deputados, pode democratizar o acesso ao crédito. O “Obrigada, estou apenas olhando” atento a este movimento, quer explicar pra você o que pode significar para a sua vida a aprovação do Projeto de Lei Complementar 441/2017 que desburocratiza as regras do Cadastro Positivo.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), se aprovado, o texto ainda segue para mais uma votação no Senado, antes de receber a sanção do presidente da República.  Pela alteração, que o SPC Brasil está apoiando, todos os consumidores brasileiros que possuem CPF passam a fazer parte automaticamente do cadastro. Mas, caso você não queira, pode pedir a exclusão das suas informações: é de graça!

Para o SPC Brasil, se aprovado, o Cadastro Positivo vai ajudar as pessoas a terem acesso ao crédito de maneira mais fácil e com juros menores, uma forma de ‘premiar’ as pessoas e empresas que pagam suas contas em dia e honram seus compromissos financeiros. Ao mesmo tempo que deve estimular, também, a competição entre instituições financeiras na oferta de crédito para as pessoas.

O Cadastro Positivo deve trazer benefícios tanto para o consumidor, quanto para o empresário.  Para um menos burocracia e juros mais baixos; para outro, uma certeza maior de que irá receber, seja um financiamento, empréstimos ou compras a prazo. Importante destacar que todas as informações são sigilosas e permanecerão preservadas.

O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, explicou que o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos e não apenas pelas restrições pontuais em seu nome, se por ventura existirem. “É um modelo mais justo e abrangente. Atualmente, o bom pagador é penalizado pelo consumidor inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro”, analisa.

Gente, vai ser bom pra todo mundo! Mas espero que você não precise de crédito ou financiamentos e empréstimos. Agora que as suas finanças estão entrando nos eixos, tenho certeza que de você vai ter um Cadastro (beeeem) Positivo, daqueles de dar orgulho, com um carimbo grandão de pagador adimplente. Eba!

Com a graça de Deus, vamos conquistando tudo que merecemos, não é mesmo? Que Deus NOS abençoe e NOS proteja em todos os momentos e, principalmente, NOS oriente em todas as decisões que precisamos tomar! 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.