Pare de sabotar seu bolso, sua carteira, suas finanças…

Dia 244/365:

A gente já falou sobre os sentimentos sabotadores do nosso dia a dia e que podem impactar diretamente o nosso orçamento. Mas hoje, o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ vai abordar algumas atitudes que também podem sabotar a sua carteira, o seu bolso, as suas finanças…

A gente sabe que não é fácil poupar, mas não é impossível. Mas se você ainda está naquele círculo vicioso de prometer guardar um dinheirinho e não está conseguindo, pois surgem compromissos ou gastos extras que falam mais alto, está na hora de reavaliar as suas prioridades.

Primeiro porque poupar deve ser uma prioridade também e segundo, não conseguir poupar é uma cilada: você precisa sair da inércia e resolver as coisas. Se você não está conseguindo anotar seus gastos numa planilha, aplicativo ou num caderno/agenda alegando a falta de tempo, esta pode ser uma desculpa do seu inconsciente, sabia? Você está tentando se proteger de descobrir o problemão que pode ter virado a sua vida financeira sem controle.

Esta semana tive gastos extras, um que estava planejado (um presente) e dois que não estavam previstos, mas foram resolvidos facilmente porque as finanças estão em dia.

O primeiro foi com a caixa d’água. E toda a vez que a gente chama um prestador de serviço vai dinheiro hehehe Apesar de ser um senhor conhecido e fazer um preço que ele intitula como ‘justo’, não fica barato heheh  E o segundo gasto aconteceu hoje com a compra de um novo liquidificador: o copo que havia quebrado e estava remendado há pelo menos uns dois anos, hoje deu seus últimos suspiros heheh Até tentei comprar um novo copo, mas era quase o preço de um liquidificador novo. Conclusão: comprei um novo, paguei à vista e chorei desconto.

As contas do mês também já estão pagas e sempre me surpreendo com a queda considerável no número de boletos, com a graça de Deus. E as suas contas como estão? Você está conseguindo pagar antes do vencimento, sem juros e multas? Contas de água, luz, telefone, precisam ser pagas em dia para que o serviço não seja cortado. Cartão de crédito? Ah, esse a gente já explicou que é um dinheiro que não pode ser considerado como seu, né?

Não se iluda com o cartão de crédito. O cartão de crédito dá a sensação de que você pode comprar tudo o que quiser. Essa coisa de comprar hoje e pagar só a partir do próximo mês dá a falsa ilusão de que você consegue pagar, afinal, você passou o cartão e saiu com as suas compras, mas lembre-se que a fatura vem heheheh Usar cartão de crédito nos dá a falta impressão de que sempre temos dinheiro para gastar.

Todo gasto é gasto. Chega de pensar que aquele cafezinho diário, guloseimas e comprinhas de baixo valor não pesar no seu orçamento mensal. Pesam sim! Defina um valor diário para gastar com coisas que deseja e fique atento para não ultrapassar esse valor.

Não tenha vergonha de ficar em casa. Toda sexta-feira, os colegas de trabalho combinam uma happy hour e você, mesmo apertado financeiramente, vai junto. E você vai por, pelo menos dois motivos: seja porque tem vergonha de dizer que está sem grana; seja porque tem medo de admitir que  a sua situação financeira não está boa. Afinal, quando você admite e passa a enxergar a situação como ela é, você tem que mudar seu comportamento, suas atitudes… Conhecimento gera responsabilidades.

Viu, gente, não é tão difícil. A gente só precisa de um pouco de disciplina, determinação. Plantar para colher. E, principalmente, parar de se sabotar. Comece a agradecer pelas contas pagas em dia, pela diminuição dos boletos e pelas bênçãos que Deus vai derramar sobre sua vida se você for solidário e generoso. Aprenda e compartilhe. Os resultados vem, pode acreditar! Seja feliz e próspero. Que Deus continue NOS abençoando, protegendo e inspirando! 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.