Mães, não criem filhos consumistas

Dia 247/365:

Às vésperas do Dia das Mães, o recado é pra elas! Vocês sabem a importância a figura materna tem para o NOSSO ‘Obrigada, estou apenas olhando’ não sabem?

Mesmo sem querer, minha mãe me orientou e influenciou a ser consumista. Já contei aqui. Lembra que ela dizia que eu poderia gastar, pois, trabalhava e merecia comprar roupas, bolsas e sapatos? hehehe Pois é, deu no que deu hehehe

Hoje consigo até rir da situação, mas desconstruir essa influência me custou caro (desculpe o trocadilho). E aí você pode estar pensando, como faço isso? Você que é mãe, você que quer ser mãe… Todo cuidado é pouco, afinal, você é responsável pela formação de um ser humano…

As crianças aprendem muito pelo exemplo e isso, mamãe, você já sabia né? Então, cuidado ao reclamar que não tem dinheiro, mas aparece com sacolas de roupas ou, ainda, compra produtos supérfluos na frente dos filhos: eles estão vendo você parcelar as compras, combinando o uso do cheque e cartão de crédito só para levar a blusa que tanto gostou. Cuidado!

Para a criança, você está passando uma mensagem de que, mesmo sem dinheiro é possível comprar. E quando ela quiser algo que você não pode pagar, ela vai dizer: ‘passa o cartão’. Regras e limites servem tanto para os filhos, quanto para vocês. E ensinar isso não se faz apenas com palavras, mas especialmente com atitudes e exemplos.

  • Diferencie o que é necessário, supérfluo e desperdício;
  • Não exclua as crianças das finanças da casa;
  • Diga ‘não’;
  • TV, diversão, celular: fique de olho;
  • Decida os limites de forma conjunta;
  • Entenda a realidade dos filhos adolescentes, mas deixe claro seus valores;
  • Não dê a ele tudo que você não teve;
  • Cuidado com suas palavras e atitudes na frente dos filhos

Não, não sou mãe. Mas sou filha e sofri as consequências de palavras mal colocadas  por ela ou mal interpretadas por mim… Mas até os erros serviram para eu entender o poder da palavra, das atitudes e dos exemplos.  Que Deus NOS ajude a continuar o caminho do bem (eu sem minha mãezinha) e vocês aprendendo, ensinando e dando o exemplo. Que Ele possa abençoar todas as mães e guardar em sua Glória as que já se foram…

Saudades, mãezinha ❤

6 comentários sobre “Mães, não criem filhos consumistas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s