Casa própria? Salão do Imóvel pode ser a sua oportunidade

Dia 260/365:

Com a retomada da economia, o sonho da casa própria volta às expectativas das pessoas. Este fim de semana, acontecem oportunidades em diversas regiões do país, inclusive em Jundiaí/SP. E o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ participou da abertura do 9º Salão do Imóvel que acontece no Maxi Shopping Jundiaí até domingo.

Mas mesmo diante das facilidades, uma vez que a CAIXA reduziu, recentemente, os juros do crédito imobiliário para financiamento de pessoa física com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Os organizadores esperavam 8 mil visitantes em três dias de evento, mas agora, com a falta de combustível na cidade, esse número deve baixar. Mesmo assim, o primeiro dia já mostrou a força do mercado imobiliário com empreendimentos em Jundiaí e região. Aqui, diversas opções de imóveis novos e usados, entre apartamentos, casas, condomínios de lotes estarão distribuídas entre os estandes das 13 construtoras e incorporadoras participantes: Santa Angela, MRV Engenharia, FA Oliva, Mac Lucer, Living, TS Engenharia, Diretiva, Promoval Empreendimentos, Halbac Construtora e Arquitetura, Torres, Terra, Arbore Engenharia e Fênix Construtora.

Como jornalista, já ouvi muitas histórias, pessoas emocionadas, realizadas e na expectativa do primeiro imóvel.  Mas para que a alegria do sonho realizado  não se torne um pesadelo, você precisa avaliar alguns pontos antes de assinar o contrato.

1) Avalie sua situação financeira: se você não tem outras dívidas, o salário sobra no final do mês, você já está poupando para o futuro e tem uma reserva financeira, você está liberado para seguir para o próximo item a ser avaliado:

2) Descubra quanto você vai gastar: some todos os custos que terá. Com o financiamento do imóvel, entenda todos os custos que terá ao longo da construção do imóvel e depois da entrega das chaves, caso seja um imóvel comprado na planta. Se for um imóvel usado, liste os gastos com reforma, manutenção, condomínio, IPTU e despesas fixas como água, luz, telefone…

3) Descubra o imóvel que você pode pagar: tenha paciência e pesquise bastante. Não avalie somente o valor do imóvel, mas o custo/benefício também. Pesquise sobre a construtora, investigue se ela entrega no prazo, procure saber com outros clientes se já tiveram algum problema: não compre gato por lebre.

4) Na planta, novo ou usado: apartamentos novos vêm ‘cru’, ou seja, você irá gastar com o acabamento, móveis, decoração. Os usados, por outro lado, estão prontos para morar. Aí, importante é você avaliar qual será o custo/benefício menor, pois os usados, apesar de estarem prontos, podem ter custos com reforma.

5) Planeje como vai pagar: comprar à vista (nosso mantra) é o ideal, mas é mais difícil juntar tanto dinheiro para comprar um imóvel à vista. Os valores variam de R$ 159 mil a R$ 400 mil. Imagina? hehehe A gente bem que poderia ganhar na loteria né? Isso facilitaria tanto as coisas hehehe Se você não ganhou na loteria, nem na Tele Sena do Silvio Santos, economize o máximo que puder para dar uma boa entrada no imóvel, assim o saldo devedor diminui e o financiamento fica mais atrativo. Negocie com a construtora, faça uma contra-proposta e peça descontos, por quê não? Para a entrada, você pode usar o FGTS, vender o carro e usar seus investimentos, mas não mexa no seu colchão financeiro, a reserva que você tem para imprevistos.

6) Se for financiar, fique atento às linhas de crédito: existem opções como consórcio (ideal para quem não tem pressa de comprar o imóvel, mas que permite os lances e aportes que podem antecipar a entrega da carta de crédito. Sobre os financiamentos, verifique se as parcelas (inclusive as intermediárias) cabem no seu orçamento.

Realizar sonhos é a oportunidade que Deus nos dá para viver melhor, afinal, ninguém sonha em piorar as suas condições. Então, se chegou a sua hora de comprar um imóvel, realize este sonho e que Deus te abençoe! Lembre-se de buscar direcionamento com Ele: é o melhor conselheiro na hora de tomar decisões importantes. Que Ele continue NOS protegendo, NOS abençoando e NOS orientando em todo os momentos. Seja em Deus 😉

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.