Respire fundo, reflita e não compre!

Dia 261/365:

A greve dos caminhoneiros que está impactando o país todo, a minha cidade já está em estado de emergência e muitas outras devem estar na mesma situação pelo Brasil a fora. E o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ aprendeu algumas coisinhas observando, observando…

Uma delas é que, de fato, as pessoas compram na emoção. Já vi inúmeras reportagens sobre pessoas estocando comida em casa e acabando com alimentos nos supermercados. Uma dessas pessoas foi abordada pela reportagem com 12 pacotes de 5 kg de arroz. Questionada, a senhora respondeu, admitindo: “É, não estou pensando nos outros”.

Que bom que ela percebeu isso, mas não desistiu da compra… hehehe As pessoas são levadas pela emoção. Quando se deparam com uma bolsa, roupa ou sapato novo ficam eufóricas e esta euforia cria um sentimento de necessidade. Com a greve, a emoção que está ditando os ânimos é o medo.

No primeiro caso – nas compras pela euforia – as pessoas experimentam sentimentos como autoconfiança e otimismo exagerado, o que lhes dá a certeza de que vão conseguir pagar. Sem pensar, compram com o cartão de crédito (do banco ou da loja) e se esquecem das parcelas que ainda vão vencer de compras realizadas em outras ocasiões. Ou seja, com mais uma compra o  montante a pagar vai aumentar.

Compensar momentos de tristeza ou quando você imagina que precisa de uma recompensa também são emoções que podem desestabilizar as suas finanças.

No segundo caso – estocar alimentos – pode provocar aumento dos preços dos produtos e queda na qualidade. Cuidado, pois os alimentos podem estragar se ficarem muito tempo guardados e aí você perde o dinheiro e a comida que comprou.

Fico pensando nestes comerciantes oportunistas que estão aumentando o preço dos produtos. Qual a diferença deles para o político corrupto que ele tanto critica?

Gente, o Brasil precisa de oração. Nós precisamos pedir a Deus pelo nosso país. As pessoas não se entendem, governantes batem o pé, grevistas idem e não conseguem encontrar uma solução. Fica aqui o meu apelo a Deus que olhe pelo nosso país e tenha misericórdia de todos nós! 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.