A cilada do crédito consignado

Dia 291/365:

Você tem registro em carteira? Então você pode contratar o crédito consignado. Simples sim? Sim, e é aí que mora o perigo. E o “Obrigada, estou apenas olhando” precisa alertar.

Sim, o consignado é a linha mais barata de crédito pessoal do mercado, mas as parcelas do financiamento são debitadas, diretamente, do salário do cliente.  Aqui, os juros são mais baixos por conta da segurança que o banco tem de que vai receber de volta o valor emprestado.

Esta é uma boa opção também para quem está com o nome incluído nas listas dos órgãos de proteção ao crédito. Na modalidade consignado, existem linhas específicas para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Há algum tempo alertei aqui sobre emprestar o nome para empréstimos. E os vovozinhos e vovozinhas estão se endividando por conta de filhos e netos que usam as facilidades do crédito consignado para emprestar dinheiro com juros mais baixos.

Um aviso aos filhos e netos: precisa pagar as parcelas para o seu avô ou sua avó! O número de empréstimos entre a aposentados e pensionistas vem aumentando a cada ano.

Se você não tiver outra alternativa a não ser pedir um empréstimo, não se esqueça de planejar como sair dele. Lembre-se, é uma nova dívida que você terá que honrar, mesmo que não queira, pois as parcelas são debitadas na sua folha de pagamento.

Lembre-se que ao contrair um empréstimo consignado, seu salário vai diminuir. Por isso, não não ultrapasse 15% da sua renda mensal: para não ficar sem pagamento. E também não busque um novo empréstimo sem quitar o anterior. Você está saindo do atoleiro e não vai querer se afundar ainda mais.

Meu desejo é que você consiga quitar suas dívidas o quanto antes, para que não pague muito juros. Vá se livrando das dívidas mais caras. E, por favor, planeje e controle as suas finanças. Gaste de acordo com as suas posses, ou seja, sempre menos do que você ganha!

Eu daqui sigo torcendo para que você encontre o seu caminho, como eu encontrei o meu. E que Deus continue NOS inspirando a buscar sempre as melhores oportunidades. Seja feliz! 😉

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.