O que fazer quando receber seu salário

Dia 300/365:

Uia, tá acabando! O salário? Não! hehehe Este desafio… com a graça de Deus! E vamos aproveitar o desespero sobre o salário para falar sobre isso. Amanhã, dia 5, é dia de receber pagamento. Lancei uma enquete no Facebook do ‘Obrigada, estou apenas olhando’ sobre o planejamento do mês.

Eram duas opções de resposta:   Dinheiro Sobrando /  Dinheiro? Que dinheiro?

E para minha surpresa, 67% das pessoas responderam Dinheiro? Que Dinheiro? Ah, gente fiquei triste. Não era pra ser assim. A gente vem falando aqui todos os dias (literalmente) sobre como se planejar, pagar as contas do mês, poupar e até fazer sobrar. Mas vamos ser mais práticos agora.

Se a primeira coisa que passa pela sua cabeça ao receber o salário é GASTAR, pode sair dessa! Esquece, desapega e vamos em frente. Quando a gente sabe que a grana tá no banco, o primeiro impulso é sair pra comemorar, afinal, você trabalhou e merece, certo? Errado! Você trabalhou sim e merece paz e tranquilidade! Sossega e aquieta esse impulso.

Como não vai comemorar o salário, você pode AGRADECER! Sim, agradecer a Deus pelo emprego, pela oportunidade de trabalhar e por ter um salário no início do mês. Pronto, feito isso, já separa um valor para ser POUPADO: comece com 5% ou 10% (se puder) e vá aumentando com o passar do tempo e conforme a sua disciplina permitir.  Para não correr o risco de querer gastar essa porcentagem, defina uma transferência automática, assim não vai doer.

SEGUNDO passo é separar o valor para pagar as despesas fixas: água, luz, telefone, internet, aluguel, compras do supermercado. Se você está conseguindo controlar suas finanças, o valor destas despesas não pode ultrapassar 50% da sua renda. Se o valor ficar maior, busque economizar com água, luz, telefone… No caso do telefone, busque planos de outras operadoras.

TERCEIRO passo é definir um valor para despesas variáveis. Quais despesas? Cinema, comer fora, compras de roupas, presentes… Se este valor ultrapassar 10% da sua renda líquida, você precisa rever estes gastos.

Pronto! Sobrou? Vai sobrar! Eu tenho certeza! E fico aqui na torcida por você e por todos os que responderam nem que tenha sido mentalmente para não aparecer na enquete. Se puder, entra lá e participa vou deixar no topo da página heheh Que Deus continue NOS ajudando nesta saga de botar as contas em dia e fazer sobrar dinheiro no fim do mês. Apesar de que não conseguimos pagar as contas com fé, como disse o escritor Tiago Brunet, a fé nos move a acreditar em dias melhores. Então, vamos exercitar nossa fé! 😉

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.