Hábitos de consumo: em qual tipo você se encaixa?

Dia 313/365:

Quando eu comprava… hehehe (parece coisa de quem nunca mais vai fazer isso né?). Por causa do ‘Obrigada, estou apenas olhando’, as conversas sobre compras são sempre no passado mesmo, mas isso não é ruim e nem me dói falar desta forma, agora até acho engraçado.

Então, quando eu comprava, principalmente, roupas, bolsas e sapatos, era a beleza da peças que me encantava. Mesmo porque roupas, bolsas e sapatos tem que ser amor à primeira vista né? Ninguém compra algo que olha e não gosta e depois olha de novo e passa a gostar.

A moda também é outra coisa relativa. Às vezes entrava numa loja de sapatos, principalmente, e quando era abordada pela vendedora dizia: estou olhando pra ver se me apaixono por alguma coisa. Ou seja, discurso de quem tá comprando não por impulso, porque eu estava pesquisando, mas sem necessidade hehehe Eu fazia muito isso! Nossa, que vergonha heheh

De acordo com a Pesquisa Comportamento de Consumo SPC Brasil, há vários tipos de consumidor. Vou destacar três que mais me chamaram a atenção. Há pessoas que se enxergam nos produtos que compram. O vestido novo, a blusa, o sapato… Eu também era assim, fazia parte desta estatística heheh Este grupo vamos chamar de A.

Há consumidores que compram por influência, de amigos, pessoas próximas ou da publicidade. Sigo alguns perfis no Instagram de moda (eu adoro, podem me julgar hehehe). Mas são dicas de moda, não de venda. Fico babando nos looks, nas modelos altas (tenho 1m58) de pernas compridas e finas hehehe. Mas aí, vez ou outra, aparece um perfil de loja querendo me seguir. Recuso todos! Esses são pura tentação e não precisamos disso, não é? Este grupo vamos chamar de B.

E existem aqueles que compram por status. Em busca de prestígio, as pessoas compram para ostentar: carro novo, último modelo de celular e por aí vai. Acho que de todas as compras, essa é a mais perigosa. A pessoa não está comprando pra ela, mas sim, para os outros. A chance de se endividar aqui é muito maior. Então, cuidado! Estes vamos chamar de C.

E você? Em qual grupo se encaixa? Meus amigos, independente do seu perfil de consumidor, o importante é não se endividar para realizar seus sonhos e desejos. Programe suas compras, planeje-se e terá uma vida financeira tranquila e feliz! Eu garanto! E que Deus continue NOS abençoando e NOS protegendo, sempre, em todos os momentos. 😉

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.