Não espere sobrar dinheiro para poupar

Dia 322/365:

Fico brava quando leio em alguma orientação sobre finanças pessoais para poupar o que sobra. Isso não dá certo. E o “Obrigada, estou apenas olhando” já explicou muito isso aqui!

Não adianta colocar na cabeça que é pra guardar o que sobra. Desse jeito não vai sobrar. Porque a gente vai gastando, gastando, o mês nem acabou e a sua grana já foi. Para com isso!

Depois de aprender a fazer um planejamento para o dinheiro chegar até o fim do mês, você precisa incluir no seu planejamento o valor que será guardado para uma RESERVA FINANCEIRA.

Defina uma porcentagem do seu salário (se você for prestador de serviços ou ganhar por comissão), assim, se você ganhar mais em determinado mês, você guarda mais! Mas se você tem um salário fixo, defina um valor que caiba no seu orçamento e não te aperte. 20% é um bom valor para definir e direcionar para a sua reserva financeira (o nosso colchão, como diria o educador Pedro Braggio).

Outra coisa que me irrita (não hoje não estou nervosinha hehehe), são as orientações equivocadas. Fico preocupada com quem está lendo as informações e aprendendo errado.

As expressões economizar e poupar são usadas como sinônimos, equivocadamente. E entender o significado delas pode te ajudar a se organizar no seu dia a dia.

Quando você vai ao supermercado, você ECONOMIZA. Ou seja, você procura produtos mais baratos e compra na quantidade certa para evitar o desperdício. Economizar é gastar com moderação, de forma inteligente. Uma das ferramentas para se economizar é pechinchar (essa é a minha preferida). Ao pechinchar, você consegue um desconto por um produto, pagando um preço menor. Pra fazer isso, você precisa ter poder de barganha. Como? Oferecendo para pagar à vista e/ou em dinheiro.

Já poupar é sinônimo de guardar, de pôr a salvo. Fazer economia em suas compras vai te ajudar a aumentar o seu poder de poupar! Pense nisso e aumente o seu poder de poupança e o valor de dinheiro que você guarda para o seu futuro!

Futuro… Já está pensando no seu? Vamos falar sobre isso amanhã. Já ouviu a expressão o futuro a Deus pertence? Sim, é verdade. TUDO pertence a Ele! Mas que futuro você quer? Tranquilo? A gente conversa amanhã sobre isso! 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.