Euforia X Tranquilidade

Dia 342/365:

Com o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ sai de um extremo ao outro, da noite para o dia.

Comprar por compulsão e não por necessidade é um risco para a saúde financeira de qualquer pessoa, em qualquer época da vida.  Não conseguir se controlar diante de uma vitrine de loja ou não saber dizer não a convites de amigos para jantares e festas é a mesma coisa.

Para conseguir controlar esses gastos pare e pense o que estas despesas vão agregar para a sua vida. De que adianta ter uma bolsa nova e a carteira estar vazia? Ou então como você consegue curtir com os amigos se depois passará o resto do mês preocupado com a chegada da fatura do cartão de crédito?

Se não houver equilíbrio no orçamento, o risco de descontrole financeiro é alto, principalmente, se acontecer algum imprevisto como desemprego, por exemplo.

Neste quase um ano, venho aprendendo que os gastos exagerados que eu cometia não me permitiam ter uma reserva financeira. A gente precisa ter visão a longo prazo, pensar no futuro, num aposentadoria ou na realização de sonhos mais caros como uma casa, uma viagem internacional ou uma pós-gradução.

Por incrível que pareça, não estou sentindo falta das compras. E todo aquele sentimento de euforia em ter uma peça nova foi transferida para a segurança de poupar.

Mas as sensações são bem diferentes: de um lado a euforia de gastar e, de outro, a tranquilidade de poupar.

A euforia, segundo o dicionário, é uma psicopatologia: um estado que se caracteriza pelo aparecimento de alegria, otimismo e ânimo, mas que não corresponde à realidade da vida da pessoa que diz experimentá-la. É momentânea.

E aí está a grande diferença com a satisfação em poupar. Enquanto gastar traz uma alegria irreal, poupar vai promover na sua vida tranquilidade e segurança para enfrentar o dia a dia.

Experimente essa sensação e você vai entender como consegui chegar até aqui, com a graça de Deus! 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.