Agosto: um mês muito grande pra pouco salário?

Dia 344/365:

Ontem com a surpresa do dinheiro na conta, percebi que faz tempo que não tenho essa sensação de muito mês para pouco salário. Com o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ e tudo que venho aprendendo, todos os dias, consegui ajeitar as finanças e hoje o salário chega até o fim do mês, com a graça de Deus.

Sabe porquê? Por que como aconselharia Warren Buffet, “não poupe o que sobra depois de gastar; gaste o que sobra depois de poupar.” Investidor e filantropo americano, Warren Buffett é constantemente citado na lista das pessoas com maior capital do mundo, ocupou o primeiro lugar em 2008. Amplamente considerado o mais bem sucedido investidor do século XX, é conhecido como o “Oráculo de Omaha” (Nebraska).

E como consegui que o salário chegasse até o fim do mês? Organizando as finanças, as contas e cumprindo à risca todos os meses. O primeiro passo é organizar as suas despesas em três grandes categorias:  básicas, supérfluas e reserva financeira.

Na lista de despesas básicas entram aquelas que se você não pagar, vai perder alguma coisa: aluguel, condomínio, água, luz, telefone, tv a cabo, supermercado… A gente tem que se comprometer em pagar para não ficar sem o serviço. Mas saber quanto gasta nas despesas básicas é muito importante. Estas despesas podem ser dividas em o que a gente gosta (tv a cabo, por exemplo) e o que a gente precisa (água, luz, telefone). Assim, se um dia a coisa apertar, você já saberá por onde começar a cortar as despesas.

Comecei a incluir o valor da reserva financeira, como se fosse uma conta a pagar. Então, depois que pago todas as contas (no mesmo dia, independente da data do vencimento pra não correr o risco de esquecer o vencimento) já transfiro o valor da reserva financeira. E vem dando certo, graças a Deus.

Estamos no dia 17 de agosto: já paguei todas as contas, já transferi o valor da reserva financeira. E sobrou? Sim, sobrou. E agora, com o que sobrou, planejo os passeios, restaurante e cinema do mês. Mas lembre-se de ter cuidado e não gastar tudo em apenas um fim de semana… Senão, o dinheiro acaba antes do mês.

Eu vi um post do Chapolin Sincero (sou fã dele e o post está neste link do facebook) reclamando que a vida tá tão estranha que até o mês de agosto está passando rápido. E está mesmo, não é? Lá se foi uma quinzena e a gente nem percebeu. Isso é bom, sinal de que não estamos preocupados com o mês e sim com tudo que temos pra fazer… Então, vamos viver a vida e viver bem esta oportunidade que nosso Pai NOS deu.

E é por isso que Ele vai continuar NOS guiando, orientando e abençoando em toda a NOSSA caminhada. Que possamos ouvir a voz Dele para que erremos o mínimo possível 😉

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.