Por onde começar?

Dia 351/365:

Planejamento financeiro leva tempo, não é da noite para o dia que você vai conseguir se organizar financeiramente, principalmente, se você tem muitas dívidas pendentes. Mas o ‘Obrigada, estou apenas olhando’ vai te ajudar neste início. Afinal, nós temos experiência neste quesito hehehe

A relação entre os rendimentos mensais e gastos fixos tem que dar um saldo positivo e tem que sobrar. E porque sobrar? Porque além dos gastos fixos, tem que sobrar para o lazer e para a reserva financeira. Mas basta tomar a decisão que tudo é possível, com perseverança e dedicação.

O primeiro passo é tomar a decisão de colocar as suas finanças em dia. Pode ser hoje? Pode! Ou melhor, deve! Depois, anote tudo numa planilha, em papel ou no computador, tudo que vai entrar no próximo mês: salário, renda, rendimentos extras (como aluguéis, comissões…). E todas as despesas fixas: faça uma estimativa média das contas de água, luz, telefone e tv a cabo, condomínio, escola das crianças, transporte… E se tiver contas parceladas, aproveite também para relacionar os valores de acordo com os vencimentos das contas.

A planilha que nós divulgamos há algum tempo, desenvolvida por um profissional da área de finanças de um grupo empresarial de Jundiaí, pode te ajudar a ver todos esses gastos e, inclusive, os gastos futuros. Você conseguirá prever, por exemplo, por anos à frente. Isso vai te ajudar a notar se com o passar do tempo, você ficará no azul, com o fim de despesas sazonais (cartão de crédito, por exemplo).

Não esqueça de anotar todos os gastos do mês e a considerá-los no próximo mês, caso sejam gastos parcelados. O melhor desta planilha que divulgamos (só clicar no link que você a encontra para baixar no seu computador) é que se você preencher uma vez, o rendimento ou a despesa se repetirá nos próximos meses, só fazer as previsões. Assim, a primeira vez vai dar um pouco mais de trabalho, mas as próximas anotações ficarão mais fáceis, você só vai atualizando..

Mas, o mais importante de tudo isso é tomar a decisão. Decida! Por você, pela sua paz de espírito e, se for casado (a), pela sua família e filhos. Lembre-se, as crianças aprendem muito mais pelo exemplo do que pelas palavras…

Tomou a decisão agora? Parabéns! Que Deus TE abençoe e TE dê forças para continuar firme. Você vai conseguir! Seja feliz! 😉

Um comentário sobre “Por onde começar?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.