Cuidado com gastos supérfluos

Gente, desculpe minha ausência no ‘Obrigada, estou apenas olhando’, sei que preciso ficar mais atenta a todos vocês. Tenho uma missão e peço desculpas por estar negligenciando com o meu compromisso de colocar todo mundo na linha. Assim, como fui colocada uma certa vez hehehe

Quando este desafio de ficar um ano sem compras estava para terminar,  me lembro que dividi com vocês o meu medo de voltar a gastar. a paranoia de ficar imaginando que iria, no dia seguinte, enfiar o pé na jaca e gastar tudinho no primeiro shopping que passasse pela frente.

Ledo engano. Estou aqui, alguns meses depois do término deste desafio, e de bem com a vida, com as minhas escolhas, com a minha receita mensal que chega até o fim do mês, com a reserva financeira que vai aumentando a cada dia. Mas precisamos conversar sobre gastos supérfluos. Sim, aqueles que a gente nem percebe que faz, mas que impactam fortemente no nosso dia a dia.

E pensando nisso, me lembrei de uma frase que li num dos autores que estudei durante a reeducação financeira, que a gente ‘tem que fazer o que é preciso até poder fazer o que quer” e o que isso significa? Que temos que fazer o que precisa ser feito (economizar, parar de gastar com bobagens, parar de parcelar compras, parar de comprar blusinhas, sapatos e bolsas) se quisermos comprar um carro, um apartamento ou fazer aquela viagem dos sonhos.

Já pensou nisso? O que você quer para o seu futuro? Como você se enxerga daqui a alguns anos? Quer ter uma casa própria, quer um carro novo, quer falar um outro idioma, quer viajar o mundo, quer estar casado (a)? Não importam os seus sonhos e nem como você está se imaginando no futuro, o importante é o que você está fazendo agora, no seu presente, para que o seu futuro se transforme.

Planejamento é o segredo para conquistar tudo que deseja. A partir do momento que definir o que você quer, trace o caminho até lá. Qual o seu sonho? Quanto precisa para realizá-lo? Em quanto tempo você consegue juntar a grana que precisa? Defina uma data para começar!

A partir daí, o tempo começa a correr e você terá que abrir mão de algumas coisas para atingir seu objetivo, como por exemplo, parar de gastar com supérfluos, avalie seus gastos, diminua suas despesas, planeje os aportes que fará mensalmente até chegar no montante que precisa. Faça o que precisa ser feito até conseguir fazer o que quiser! Você vai conseguir, eu tenho certeza!

Ah se eu não tivesse parado de guardar dinheiro… Hoje teria bem mais. Mas Deus sabe de todas as coisas e se não o fiz, era pra que hoje pudesse estar aqui dividindo com vocês todo esse aprendizado. Sejamos gratos. Faça uma oração e agradeça esse Deus que NOS ama e cuida de NÓS em todos os momentos. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.